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Projeto de Extensão prevê ações afirmativas voltadas a estudantes da rede pública

A iniciativa aborda temas relacionados às diversidades de gênero, raça, classe e deficiência, reforçando o compromisso social da UFFS e a construção de uma cultura de paz

Diretoria de Comunicação Social — 06 de Novembro de 2025 — Atualizado em 06/11/2025

Projeto de Extensão prevê ações afirmativas voltadas a estudantes da rede pública

O projeto de extensão promove encontros no âmbito das escolas da rede pública e no Campus Passo Fundo

Na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Passo Fundo está em andamento o projeto de extensão “Ações afirmativas e questões étnico raciais: diálogos entre universidades, escolas e comunidade”. Coordenado pela professora Priscila Pavan Detoni, o projeto tem como propósito aproximar a Universidade das escolas e da comunidade, estimulando pertencimento, inclusão e respeito às diferenças por meio de ações educativas.

A iniciativa aborda temas relacionados às diversidades de gênero, raça, classe e deficiência, reforçando o compromisso social da UFFS e a construção de uma cultura de paz. O projeto prevê ações mensais em escolas da rede pública e no Campus Passo Fundo, buscando acolher os estudantes universitários e disponibilizar informações sobre a possibilidade de acesso à Universidade por meio de diferentes cotas, como para pessoas negras, indígenas, com baixa renda familiar, e pessoas com deficiências.

“Para tanto, propomos a possibilidade de integração de professores, estudantes universitários e das escolas públicas nas ações de enfrentamento aos preconceitos, através de oficinas e rodas de conversa mensais, que problematizam a reprodução de práticas discriminatórias nas relações sociais e instituições, além de disseminar o conhecimento sobre a política de cotas”, salienta Detoni.

Conforme os participantes do projeto, “os temas abordados durante os encontros são considerados de extrema relevância e contemplam as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de graduação de Medicina e Enfermagem, as quais enfatizam a formação em saúde com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, permitindo a construção de acadêmicos humanizados, críticos e reflexivos. Destacando o enfrentamento ao racismo, sexismo, etarismo, capacitismo, ageísmo e outras formas de discriminação através da cultura de paz”.

“Por isso, faz-se necessário desenvolver ações efetivas de pertencimento, inclusão e respeito às diferenças, no que tange as questões relacionadas às diversidades, que perpassam marcadores sociais interseccionais de gênero, raça/etnia, classe, deficiências entre outras, afinal as desigualdades sociais implicam diretamente no conceito amplo de saúde e acesso à educação. Entãotemos que nos aproximar da comunidade. Isso aumentou muito com o projeto, fez pessoas que pensam a universidade federal como inacessível um local possível, pelo fato do projeto ter atingido populações minoritárias”, menciona Detoni.

Eventos de aproximação


Nesta terceira edição do projeto de extensão “Ações afirmativas e questões étnico raciais: diálogos entre universidades, escolas e comunidade”, estão ocorrendo eventos na UFFS - Campus Passo Fundo com a intenção de aproximar a Universidade com a comunidade estudantil, com foco em ações afirmativas e informações sobre a política de cotas, inclusão, respeito às diversidades e valorização das mulheres nas instituições de ensino e mercado de trabalho.

 Um dos encontros ocorreu no dia 30 de outubro, e o próximo será no dia 12 de novembro, no Auditório do Campus Passo Fundo, a partir das 18h30. Essas duas ações têm como parceiro o projeto Ginga Cultural – A Força da Mulher Brasileira, financiado pelo Ministério da Cultura.

Segundo Priscila Detoni, “os eventos buscam instrumentalizar os/as estudantes para acessarem as políticas de cotas, e participarem de projetos de extensão parceiros aqui do Campus, como o Pré Pop Enem (@prepop.enem), o Sáude Mental (@projetosaudemental.uffs) e o Educa Saúde (@educacao_em_saude_uffs)”.

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