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Projeto de extensão cria ambiente de aprendizagem para incubadoras universitárias

A ideia é criar um ambiente de aprendizagem e troca de experiências que possa impulsionar o desenvolvimento regional

Diretoria de Comunicação Social — 17 de Julho de 2025 — Atualizado em 17/07/2025

Projeto de extensão cria ambiente de aprendizagem para incubadoras universitárias

O projeto realiza uma série de webinários com a participação de representantes da UFFS, setor empresarial e poder público

Está em andamento na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo o projeto de extensão Inovare Gestão Empresarial e Universitária. Iniciativa vinculada à política de extensão da UFFS, teve início em 31 de março de 2021 com execução prevista até dezembro de 2028. O projeto surgiu a partir da percepção da importância de integrar as três esferas fundamentais do desenvolvimento inovador: Universidade, setor empresarial e poder público, formando o que é conhecido como tríplice hélice da inovação.

A crescente demanda por práticas de gestão inovadora, tanto no setor universitário quanto no mundo empresarial, motivou o desenvolvimento de uma proposta que proporcionasse formação qualificada, articulação institucional e divulgação de boas práticas. A ideia central foi criar um ambiente de aprendizagem e troca de experiências que pudesse impulsionar o desenvolvimento regional, valorizando o papel das incubadoras universitárias e a curricularização da extensão como estratégias de transformação social e econômica.


Subprojetos

O projeto Inovare é composto por dois subprojetos principais: o Universitas foca na produção de curtas-metragens que mapeiam boas práticas de inovação em incubadoras universitárias. Já o Empreendedor Online oferece cursos online de extensão em gestão empresarial e universitária, promovendo a curricularização da extensão. Participam das ações estudantes voluntários dos campi da UFFS, especialmente do Curso de Administração); professores e pesquisadores; representantes de instituições parceiras, como UFSC, URI, UNIJUÍ, FEMA, Fahor, Instituto Federal de Farroupilha; comunidade regional e empresas interessadas.

Conforme a professora Louise de Lira Roedel Botelho, da coordenação do projeto, o objetivo central do Inovare é compreender e fortalecer a gestão universitária e empresarial, tendo como eixo norteador o debate sobre inovação e empreendedorismo. Conforme Botelho, “os relatórios e atividades desenvolvidas até o momento demonstram que esses objetivos estão sendo efetivamente alcançados. O impacto é visível tanto na formação dos estudantes quanto na articulação da UFFS com o ecossistema regional de inovação. A proposta contribui de forma concreta para a qualificação dos futuros profissionais e para a valorização do conhecimento aplicado”.

Conexão com a comunidade


Uma das características dos projetos de extensão é a busca da aproximação entre a Universidade e a comunidade regional. De acordo com Louise de Lira, o projeto Inovare é exemplo claro de como a Universidade pode romper os muros acadêmicos e se conectar diretamente com as necessidades e iniciativas da sociedade. Ao abrir seus cursos à comunidade externa, trabalhar em rede com outras instituições e divulgar experiências de gestão inovadora no ambiente real das incubadoras, o projeto aproxima a UFFS de empresas, organizações e cidadãos. Essa aproximação é estratégica para o desenvolvimento local e reforça o papel social da universidade pública enquanto promotora de inovação e transformação social”. 

Na visão dos envolvidos no projeto de extensão Inovare, “mais do que uma ação pontual, o projeto representa uma nova forma de fazer extensão universitária, ao combinar tecnologia, audiovisual, formação crítica e colaboração institucional. Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto prepara os estudantes para uma atuação profissional mais ética, estratégica e inovadora, promovendo uma formação alinhada às exigências do mundo contemporâneo. A UFFS, por meio desse programa, reafirma seu compromisso com a formação cidadã e o desenvolvimento regional sustentável, sendo referência em práticas transformadoras no ensino superior público”.


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