No dia 15 de setembro de 2014 iniciaram as atividades da empresa júnior do curso de Administração da UFFS – Campus Cerro Largo, denominada Integração Júnior. Desde então, com quase 11 anos de vida, ela tem prestado serviços de consultoria na área de administração, atuando em diversas frentes, tais como: marketing, finanças, produção, pessoas, qualidade, entre outras. O trabalho envolve tanto consultoria específica para a gestão, quanto com pesquisas de mercado e é uma importante ferramenta de prática para os futuros administradores.
De acordo o professor Fabrício Costa de Oliveira, atual coordenador do projeto, “a empresa júnior é parte de programas de extensão, não sendo vinculada a nenhum CCR de forma específica. Os alunos são voluntários. Anualmente é feita uma eleição para compor a Diretoria Executiva, composta por sete estudantes, e para a execução dos projetos de consultoria. Podem participar, se necessário, outros alunos voluntários, apenas como consultores”.
Em cada projeto executado, a diretoria prepara uma capacitação específica aos consultores, sempre com a participação de docentes vinculados à área. “Desde o início da empresa júnior, todos os professores do domínio específico do curso são colaboradores, sob demanda, para auxiliar na capacitação para execução de projetos específicos em suas áreas de estudo”, comenta o professor Fabrício.
O coordenador destaca, ainda, que existe um Conselho de Administração da Empresa Júnior, que é composto por quatro docentes indicados pelo Colegiado do Curso de Administração, que, juntamente com dois discentes indicados pela Assembleia Geral, são responsáveis por aprovar e acompanhar o trabalho da Diretoria Executiva. “Este conselho garante a segurança da universidade com relação às decisões tomadas na EJ, já que qualquer mudança de estatuto, por exemplo, tem que ser aprovada por este conselho”, afirma.
“Também temos uma bolsista de extensão, vinculada diretamente ao programa de extensão ‘Incentivo e apoio ao empreendedorismo por meio da Empresa Junior (EJ) do curso de Administração do Campus Cerro Largo’, que auxilia em questões ligadas a gestão, mas tem um foco maior em assessorar nas capacitações de consultores e realizar estudos sobre o empreendedorismo universitário”, completa o coordenador.
“A ideia da empresa júnior é proporcionar aos acadêmicos uma experiência prática na gestão de uma empresa e uma relação maior com o mercado onde atuarão. Como docente, entendo ser uma experiência necessária, principalmente para os acadêmicos que ainda não estão no mercado de trabalho, que às vezes têm dificuldade de materializar o que os professores trabalham em aula. Pela experiência que temos, na grande maioria dos casos, observamos uma evolução significativa nos alunos que participam não só deste projeto, mas também de outros de pesquisa e extensão, evolução esta, não só profissional, mas também pessoal”, considera o coordenador.