A Editora UFFS lançou nesta sexta-feira, dia 9 de maio, em coedição com a Editora Argos, da Unochapecó, a obra “Editoras universitárias do Brasil Meridional: memórias e reflexões”. A proposta do livro surgiu no âmbito da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e é resultado de uma construção coletiva, que tem como objetivo contar a história das editoras universitárias brasileiras, assim como refletir sobre a prática cotidiana.
O professor Antonio Marcos Myskiw, diretor da Editora UFFS e também diretor da ABEU Sul, conta, na apresentação da obra, que a ideia do livro foi apresentada no encontro anual da ABEU, em maio de 2024, na PUCRJ, e bem recebida por todos os presentes. Em seguida, no encontro Regional Sul da ABEU, em setembro de 2024, em Chapecó, houve consenso entre os diretores e coordenadores de editoras da Região Sul sobre a importância da produção da obra e, então, começaram os encaminhamentos para concretizá-la.
“Entendemos que deveríamos ir além de uma obra contendo apenas a história das editoras. Propusemos como desafio às editoras e suas equipes a escrita de ensaios em torno de alguns temas que se ligam à prática cotidiana das editoras ou as impactam de forma direta ou indireta. Nem todas as editoras universitárias conseguiram produzir suas memórias no prazo estipulado e estendido. Da mesma forma, alguns ensaios não foram acolhidos, sinalizando que o desafio proposto não surtiu efeito positivo em todos. Porém, fica a promessa, se tudo conspirar a favor, de um segundo volume deste livro”, comenta Myskiw.
Na Parte I da obra, o texto intitulado “Editora UFFS: dos anseios e projetos ao fazer-se cotidiano”, aborda a história da UFFS e da criação de sua editora. Conforme o texto, a Editora UFFS nasceu em 22 de outubro de 2013, data em que foi publicada a Resolução n° 4/CONSUNI CPPG/UFFS/2013, que a instituiu. Na sequência do texto, são narrados os desafios para que a editora tomasse forma, fosse reconhecida e desse continuidade ao seu trabalho ao longo dos anos.
Há também, na Parte II do livro, o texto “Os sebos e sua importância no mercado livreiro”, de autoria dos professores Antonio Marcos Myskiw e Valdir Prigol, da UFFS, e de Eliza Sarinhos Myskiw, estudante da Escola Tesouro Encantado. O texto traz um apanhado histórico e reflexivo a respeito da produção e comercialização de impressos e o posterior surgimento dos sebos na região sul do Brasil.
A obra “Editoras universitárias do Brasil Meridional: memórias e reflexões” foi organizada por Antonio Marcos Myskiw, diretor da Editora UFFS e diretor da ABEU Sul, Carlos Alberto Gianotti, diretor executivo da Editora Unisinos até 2023, Rosane Natalina Meneghetti, coordenadora da Editora Argos, e Valdir Prigol, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS. O livro está disponível para download gratuito na página da Editora UFFS.