Nesta semana comemora-se o Dia da Consciência Negra, data que homenageia o líder quilombola Zumbi dos Palmares e tem como objetivo reforçar a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. No âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul, algumas iniciativas destacam-se com a intenção de promover uma cultura de paz e respeito às desigualdades.
Uma dessas iniciativas é o projeto de extensão UFFS Sem Preconceito, que une esforços de diferentes grupos e agentes no âmbito da Universidade Federal da Fronteira Sul com intenção de promover a compreensão e respeito à diversidade na UFFS de forma educativa e inclusiva, reduzindo preconceitos e estereótipos, fatores fundamentais para construir uma sociedade justa e inclusiva.
Fazem parte do UFFS Sem Preconceito diversas ações em execução nos campi da Universidade. No Campus Cerro Largo, o projeto UFFS Sem Preconceito tem na coordenação Luís Carlos Rosatto; No Campus Chapecó, o programa Diversidade em Ação: promoção da inclusão, saúde e bem estar na comunidade acadêmica tem na coordenação Rosane Paula Nierotka; No Campus Erechim o projeto UFFS Sem Preconceitos é coordenado por Daniel Francisco de Bem; No Campus Laranjeiras do Sul o projeto Educação Ambiental na UFFS: a Universidade como um espaço educador inclusivo; e no Campus Passo Fundo o projeto Lili Saúde: 1º Festival de Literatura e Liberdade de Expressão UFFS - Passo Fundo é coordenado por Helena de Moraes Fernandes.
Aliam-se ainda nessa proposta inclusiva outras iniciativas, como o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial Inclusiva/GEPEI; o Coletivo de Mulheres Negras Beatriz
Nascimento; o Grupo de Pesquisa Anticapitalismo e Sociabilidades Emergentes/GPASE; e o Programa de Pós-Graduação
em Direitos Humanos.
As ações incluem uma série de servidores da UFFS, interessados em fomentar ações de enfrentamentos e combate às diversas formas de preconceito e discriminação, seja por raça, cor, etnia, religião, gênero, orientação sexual, dentidade de gênero, idade, deficiência, nacionalidade.
O projeto UFFS Sem Preconceito pretende contribuir para a construção de uma cultura de respeito, equidade e direitos humanos, consolidando a UFFS como parceira estratégica no desenvolvimento de políticas inclusivas e na promoção da diversidade e da justiça social em suas regiões de abrangência.