UFFS seleciona estudantes para Operação Rondon em Xinguara (PA)

Publicado em: 31 de março de 2015 09h03min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 14h01min

Já está aberto o período de inscrição para os estudantes da UFFS que têm interesse em participar do Projeto Rondon – Operação Nacional de Julho/2015. A Operação Itacaiúnas terá como Centro Regional a cidade de Marabá/PA e será desenvolvida, entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 2015, em 11 municípios do Estado do Pará e 4 municípios do Estado de Tocantins. A UFFS participará somente da operação no município de Xinguara (PA).

O Edital nº 277/UFFS/2015 objetiva selecionar 10 estudantes, sendo oito titulares e dois suplentes. Entre os requisitos necessários para inscrição, exige-se: estar regularmente matriculado em um curso de graduação da UFFS e com pelo menos 50 % da matriz curricular concluída, no primeiro semestre de 2015; não ter participado das operações anteriores do Projeto Rondon vinculadas ao Ministério da Defesa (MD); e ter disponibilidade para participar, tanto das reuniões e capacitações de preparação da execução da proposta que ocorrerão no Campus Laranjeiras do Sul, quanto da viagem para execução da proposta no período previsto no cronograma.

As inscrições deverão ser enviadas por e-mail para dpex.proec@uffs.edu.br e via protocolo, contendo todos os documentos solicitados no edital, até dia 06 de abril.

Esta é a primeira vez que a UFFS participa de uma operação do Rondon Nacional. A professora do Campus Laranjeiras do Sul, Aline Pomari Fernandes, que coordenará o projeto da UFFS na operação, fala sobre as expectativas para esse novo passo. “Estou muito feliz e ansiosa. Espero que o projeto possa propiciar a nós, futuros rondonistas, conhecer uma parte do nosso país e das pessoas que ali habitam. Conhecimento que será norteado pela participação da realidade e cultura de um novo lugar aliado ao diálogo de saberes durante os trabalhos realizados. É muito importante que nossos acadêmicos tenham a oportunidade de viajar, de conhecer um pouco mais do nosso país, das suas realidades e, principalmente, de transpor diferentes obstáculos, com o objetivo principal de auxiliar, profissionalmente, uma comunidade”, finaliza.

Outras informações podem ser obtidas no Edital nº 277/UFFS/2015.