UFFS sedia encontro do Fonaprace Regional Sul

Publicado em: 22 de setembro de 2016 09h09min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) sedia, até a tarde desta quinta-feira (22), uma reunião do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis – Regional Sul. A reunião contou com pró-reitores da área estudantil das seguintes instituições: UFPEL, UFRGS, UFSM, FURG, UFPR, Unila, UTFPR, Unipampa e UFSC, além da UFFS.

Criado em outubro de 1987, o Fonaprace congrega os pró-reitores, sub-reitores, decanos ou responsáveis pelos assuntos comunitários e estudantis das instituições de ensino superior (IES) públicas do Brasil. Um dos principais objetivos do Fórum é o de formular políticas e diretrizes básicas que permitam a articulação e a socialização das ações comuns na área de assuntos comunitários e estudantis, em nível regional e nacional.

De acordo com o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFFS, Marcelo Recktenvald, os destinos e possibilidades de uso dos recursos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), nesse novo contexto em que estão inseridas as IES, foi o principal assunto da reunião. “O PNAES, quando foi pensado, cobriu áreas prioritárias de investimento com foco na permanência do estudante, principalmente aquele estudante em vulnerabilidade socioeconômica. O que acontece é que muitas IES não conseguem dar a destinação orçamentária adequada aos recursos. Acabam utilizando parte desse recurso para cobrir outras despesas institucionais, por isso a utilização do PNAES exclusivamente para fins de permanência estudantil é uma pauta antiga no Fórum. Mas o objetivo de sempre ter esse assunto em pauta é sensibilizar as demais instituições, principalmente nesse momento de contingenciamento e de novas demandas de permanência. Essa discussão é uma troca de experiência entre as Universidades”, pontua.

Segundo o pró-reitor, a UFFS utiliza os recursos do PNAES exclusivamente para fins de permanência estudantil. “Isso é algo que sempre fizemos, pelo perfil de nossos estudantes e pelo compromisso da Instituição.” Na UFFS, com os recursos do PNAES, são atendidos cerca de 3mil alunos anualmente.