UFFS recebe novas bolsas de iniciação científica do CNPq
Suplementação foi de 26 novas bolsas para os programas PIBIC e PIBITI

Publicado em: 03 de setembro de 2023 22h09min / Atualizado em: 04 de setembro de 2023 14h09min

Na última sexta-feira (1º), a UFFS recebeu comunicado da Diretoria Executiva do CNPq sobre suplementação de bolsas para os programas institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, após ter iniciado o segundo ciclo de bolsas do PIBIC e PIBITI / CNPq da edição de 2022/2024.

A UFFS ganhou 26 cotas de bolsas, quase duplicando o quantitativo atual que eram de 35 bolsas. Segundo o comunicado, a suplementação para distribuição dessas bolsas foi realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelos comitês de julgamento dos programas, que consideram a prestação de contas entregue ao CNPq do ciclo de 2022/23 e a análise qualificada dos avaliadores externos do CNPq, que observam desde o edital de seleção de propostas de subprojetos, critérios utilizados, resultado da distribuição, organização da Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), integração com a pós-graduação, qualidade dos resultados entregues, qualificação dos pesquisadores por meio da produção científica/tecnológica, parcerias existentes e captação de recursos externos, bem como publicações dos trabalhos submetidos e apresentados pelos bolsistas na Jornada de Iniciação Científica (JIC) e do Simpósio Sul de Pós-Graduação (SIMPÓS-Sul).

De acordo com o professor Eduardo Pavan Korf, o incremento das bolsas foi resultado do reconhecimento de um trabalho árduo e qualificado feito por toda equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e Diretoria de Pesquisa e com coordenadores/técnicos das CAPPGs/Comitê Assessor de Pesquisa dos campi, orientadores do CNPq, bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq e docentes da UFFS. “Com essas novas cotas de bolsas, a equipe da Diretoria de Pesquisa já organizou e enviou para publicação novo edital complementar para distribuição dessas novas bolsas, conforme critérios do edital único de 2023”, afirmou.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Joviles Vitório Trevisol, a notícia é alvissareira e serve de estímulo para os nossos pesquisadores e estudantes de graduação. “A nossa Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica caminha para a sua XIII edição. Somos uma instituição jovem. Recebemos as primeiras bolsas (11 ao todo) em 2011. Sempre pleiteamos o aumento das cotas, mas o CNPq nunca havia concedido um aumento tão expressivo, de uma única vez. Esse aumento também reflete o compromisso da atual gestão do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a reconstrução da pesquisa no país. Neste ano, a Diretoria Executiva do CNPq autorizou a suplementação de 3.000 novas bolsas para os programas institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica, sendo 1.000 para o PIBIC, 1.500 para o PIBIC-Af e 500 para o PIBITI”, explicou.