Curso de Enfermagem do Campus Chapecó promove curso para agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias
A atividade conta com 36 horas de educação permanente em saúde.

Publicado em: 06 de julho de 2022 15h07min / Atualizado em: 06 de julho de 2022 17h07min

O curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Chapecó está desenvolvendo um curso destinado a agentes comunitários de saúde (ACS) e a agentes de combate a endemias (ACE). A atividade, desenvolvida por estudantes e seis professores da UFFS,  teve início em 22 de junho e segue até o dia 08 de agosto, com um total 36 horas de educação permanente em saúde/capacitação para os agentes.

O curso visa proporcionar a atualização para os profissionais sobre assuntos do seu processo de trabalho e é dividido em dois módulos. No primeiro módulo, participam ACS e ACE e, dentre os temas  abordados, estão aspectos sobre: territorialização; atribuição do ACS e do ACE e as atribuições comuns entre as duas categorias; comunicação verbal e não verbal, postura, forma de abordagem cordial; ética e sigilo profissional; saúde ambiental, meio ambiente e saneamento básico; abordagem familiar no território da APS; trabalho em equipe multiprofissional como princípio e diretriz para organização da Atenção Primária à Saúde.

Já o segundo módulo acontece somente com ACS e abordará os temas: abordagem da visita domiciliar a grupos prioritários (hipertensão, diabetes Mellitus, idoso, criança, gestante e outros grupos prioritários/relevantes para APS: homem, imigrantes, indígenas, trabalhadores, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIA+). Na continuidade do curso, também serão abordados outros temas como: introdução ao acesso avançado; planejamento e organização do processo de trabalho; imunização, calendário vacinal da criança e conferência da caderneta da criança; estratificação de risco familiar; Programa Previne Brasil; busca ativa; doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis.

O curso foi preparado com a metodologia de oficinas, incluindo dinâmicas para melhor preparar os profissionais para as atividades desenvolvidas no processo de trabalho. Participam da atividade 287 agentes comunitários de saúde e 84 agentes de combate a endemias. A realização do curso se deu em parceria com a Secretaria de Saúde de Chapecó e com o Centro de Educação Profissional (CEDUP).

*Texto Luana Poletto, estagiária sob supervisão de Flávia R. Durgante