UFFS inicia processo de elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional
O documento visa o futuro organizacional da Universidade

Publicado em: 13 de setembro de 2022 16h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2022 17h09min

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma ferramenta que auxilia a instituição nos processos de planejamento, execução e avaliação. A elaboração do PDI possibilita realizar um diagnóstico estratégico sistêmico e promover a reflexão, formulação, implementação e a gestão das ações fomentadas no seu desenvolvimento, visando o futuro organizacional.

A construção do PDI tem base na missão, na visão e nos valores da Universidade. Ainda, engloba as diretrizes pedagógicas, as metas, os indicadores, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas que são desenvolvidas e/ou que se pretende desenvolver. A Portaria Nº 2468/GR/UFFS/2022 designou os membros da Comissão Central para a elaboração do PDI 2024-2028.

Dentre os objetivos do Plano, destacam-se: subsidiar o desenvolvimento do planejamento institucional da Universidade; atingir a melhoria na qualidade de ensino, a execução das atividades administrativas e a gestão financeira eficiente; possibilitar a fundamentação de um diagnóstico estratégico, bem como a elaboração de ações visando o futuro institucional.

O membro da Comissão Central, Henrique Dagostin, explica que a organização do PDI fica sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), que determina os instrumentos e mecanismos a serem utilizados. “A elaboração do PDI conta com a participação dos docentes, técnicos administrativos, discentes e da comunidade regional, de acordo com as dinâmicas estabelecidas para o processo”, salienta Henrique. Ainda, dentre as atividades, está prevista a colaboração da sociedade através de audiências públicas, convocadas especificamente para a discussão do Plano.

A estrutura do PDI está apresentada na Resolução Nº 5/2013 - CONSUNI/CA e no Decreto Nº 9235/2017, que indica os elementos mínimos que o Plano deve conter. As principais etapas na elaboração do PDI concentram-se na designação das comissões, no diagnóstico institucional, reuniões de trabalho, audiências públicas, organização das demandas, confecção do documento e submissão ao Conselho Universitário (CONSUNI). O trabalho será realizado por eixo temático, conforme estabelecido na Resolução.

Henrique salienta que o processo de construção do PDI é importante pois envolve as pessoas da Universidade e possibilita pensar sobre o que foi feito até então, ao mesmo tempo que propicia estabelecer estratégias e ações com um olhar para o futuro. O documento carrega filosofia de trabalho ao apresentar, dentre os elementos, a missão, os objetivos e as metas, além de outros tópicos relevantes. “Desta forma, a partir do PDI é possível ter acesso a informações que possibilitam a manutenção da Universidade, bem como um melhor controle dos recursos financeiros, viabilizando o investimento em áreas relevantes para a melhoria do serviço prestado”, finaliza.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão de Flávia R. Durgante