UFFS firma acordo de cooperação com a Universidad Nacional de Misiones
Alunos, docentes e técnicos vinculados a cursos e programas da área de Letras são beneficiados com a parceria

Publicado em: 06 de julho de 2023 16h07min / Atualizado em: 07 de julho de 2023 14h07min

Recentemente a Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da Divisão de Relações Internacionais (DRI), firmou um acordo de cooperação internacional com a Universidad Nacional de Misiones – UNaM, da Argentina. O acordo visa especificamente a cooperação de alunos, docentes e técnicos administrativos da UFFS vinculados aos cursos e programas da área de Letras (listados abaixo) com cursos correlacionados da Faculdad de Humanidades y Ciencias Sociales (FHYCS) da universidade argentina.

A cooperação se dará por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão como, por exemplo, intercâmbio presencial e virtual de estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnicos administrativos. Outras possibilidades são a realização de projetos de extensão, eventos internacionais, aproximação de grupos de pesquisa (projetos de pesquisa em parceria, participação em bancas, coorientações de dissertações e teses etc.), realização de aulas conjuntas e cursos de línguas para intercambistas.

Conforme a DRI, há outros três acordos com a UNaM em fase final de formalização: dois são com a Faculdade de Ciências Econômicas e um com a Faculdade de Ciências Florestais. Outros acordos específicos poderão ser firmados caso haja interesse dos demais colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação da UFFS, que podem obter mais informações pelo e-mail internacional@uffs.edu.br.

Sobre a UnaM

A Universidad Nacional de Misiones (UNaM) foi criada em 1973 e é uma das 47 universidades públicas federais da Argentina. Ela tem cerca de 11 mil acadêmicos em 60 cursos. A estrutura da Instituição é distribuída em seis faculdades nas cidades de Posadas, Oberá e Eldorado. Os cursos oferecidos são em três níveis de formação: técnico (tecnólogo), de graduação e de pós-graduação. Entre todas as áreas de conhecimento, destacam-se aquelas similares às áreas de ensino da UFFS, para fins de intercâmbio e cooperação científica: Engenharia de Alimentos, Biologia, Física, Enfermagem, Sistemas de Informação, História, Letras (incluindo-se habilitação em Português), Ciências Econômicas, Administração de Empresas, Agronomia e diversas licenciaturas, além de vários cursos de pós-graduação.

Cursos envolvidos

No acordo de cooperação já firmado entre a UFFS e a UNaM estão envolvidos os cursos de licenciatura em Letras - Português e Espanhol dos campi Cerro Largo, Chapecó e Realeza; os programas de pós-graduação em Letras dos campi Cerro Largo e Realeza; o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos do Campus Chapecó e o Programa de Línguas (PROLIN) a partir dos centros de línguas dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza.

Os cursos e programas da Faculdad de Humanidades y Ciencias Sociales (FHYCS) que estão envolvidos neste acordo de cooperação são: Centro de Línguas da UnaM, Profesorado en Portugués, Licenciatura en Antropología Social, Licenciatura en Letras, Profesorado en Letras, Posgrado en Antropología Social, Posgrado en Políticas Sociales, Posgrado en Semiótica de la Lengua y la Literatura, Posgrado en Docencia Universitaria, Posgrado en Ciencias Humanas y Sociales, Profesorado en Educación Especial, Licenciatura en Historia.