UFFS e Embrapa iniciam tratativas para oferta de residências agrárias
A expectativa é que até o final de 2016 o projeto esteja pronto para ser apresentado para agências de fomento

Publicado em: 22 de agosto de 2016 10h08min / Atualizado em: 22 de agosto de 2016 10h08min

Uma comitiva formada por professores e gestores da UFFS conheceu, na última semana, as instalações de duas estações experimentais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no Rio Grande do Sul. As estações visitadas foram Terras Baixas, em Capão do Leão, e Cascata, em Pelotas.

A visita faz parte de um convênio firmado entre a UFFS e a Embrapa, com finalidade, entre outras coisas, de oferecer residências agrárias para os alunos da UFFS. Segundo o vice-reitor, Antônio Andrioli, o convênio com a Embrapa data de 2010. “A empresa forneceu mudas frutíferas para todas as áreas experimentais da UFFS através do projeto 'Quintais Orgânicos'. Agora estamos afinando as tratativas para oferecer uma residência, em nível de Especialização, e quem sabe até mesmo um Mestrado na área agrícola”, pontua.

De acordo com Andrioli, está sendo constituído um grupo de trabalho, integrado por pesquisadores da Embrapa e da UFFS, e a expectativa é que até o final de 2016 o projeto esteja pronto para ser apresentado para agências de fomento para captação de recursos. “As duas instituições estão em sintonia, com preocupação de produzir conhecimento sobre a produção de alimentos na região Sul com menor impacto sobre o meio ambiente, com maior remuneração do agricultor e redução da penosidade do trabalho”, afirma o vice-reitor.

Participaram da visita os professores integrantes dos colegiados dos cursos de Agronomia da UFFS: Alfredo Castamann (Campus Erechim), Claudia Simone Madruga Lima (Campus Laranjeiras do Sul), Debora Leitzke Betemps (Campus Cerro Largo), Clevison Luiz Giacobbo (Campus Chapecó); o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida e o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli