UFFS divulga resultados do Plano de Logística Sustentável
Plano implementou ações de racionalização de gastos e proteção ambiental

Publicado em: 22 de maio de 2017 00h05min / Atualizado em: 22 de maio de 2017 01h05min

A UFFS divulgou a Consolidação dos Resultados do Plano de Logística Sustentável (PLS) do ano de 2016. O documento condensa os dados da avaliação dos objetivos, das metas e ações alcançadas com a execução do Plano em oito pontos analisados (Atualização do inventário de bens permanentes e consumíveis e identificação de similares de menor impacto ambiental; Compras e contratações sustentáveis; Materiais de consumo; Energia; Água e esgoto; Resíduos sólidos; Deslocamento de pessoal; Qualidade de vida no trabalho).  

De acordo com o chefe do Departamento de Gestão Ambiental, Rudinei Justi, “pelo relatório do consolidado foi possível constatar que, aproximadamente, 80% das ações foram executadas ou estão em execução. Isso demonstra que práticas de racionalização e economicidade dos gastos públicos, assim como a proteção ambiental, são levados a sério na Instituição”.

O Plano de Logística Sustentável é uma exigência da Instrução Normativa nº 10/2012, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ele trata de ações de racionalização dos gastos públicos e da proteção ambiental. Para a execução do PLS na UFFS houve a indicação de servidores de vários setores, os quais formaram a Comissão de Gestão do Plano de Logística Sustentável, instituída pela Portaria nº 1226/GR/UFFS/2015.

Os trabalhos iniciaram em setembro de 2015 e estenderam-se até março de 2016, quando foi definido o plano de ações a ser implementado. Depois de várias reuniões, em que os envolvidos puderam colaborar no processo, as ações foram distribuídas entre os setores da Instituição, encarregados de executá-las com a disponibilidade de apoio da Comissão. “Após passado o período de um ano, avaliamos todas as ações para verificar o que efetivamente foi executado ou replanejar. Desta avaliação resultou o Consolidado dos Resultados do Plano de Logística Sustentável de 2016”, informa Justi.