UFFS debate direitos humanos e apresenta Comissão da Verdade

Publicado em: 29 de novembro de 2012 08h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou na quarta-feira (28), o Seminário de Direitos Humanos. Com o objetivo de debater o tema, principalmente no âmbito da Ditadura Militar, participaram do evento a Reitora da Universidade Popular das Mães da Praça de Maio da Argentina, Inéz Vázquez, o professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Edson Luis de Almeida Teles e o representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Atahualpa Fidel Blanchet Coelho.

O evento também marcou a instituição da Comissão da Verdade na UFFS. De acordo com o presidente da comissão e coordenador do Grupo de Pesquisa da área dos direitos humanos da UFFS, Antonio Marcos Myskiw, com a constituição da Comissão da Verdade, a Universidade contribuirá com o levantamento de informações e desenvolvimento de pesquisas sobre o período da Ditadura Militar na região da Fronteira Sul.

Protocolo de intenções

Ainda durante o seminário foi assinado o terceiro acordo internacional da UFFS. A instituição e a Universidade Popular das Mães da Praça de Maio da Argentina formalizaram o Protocolo de Intenções com vistas à consolidação de um grupo de pesquisa na área dos direitos humanos. Para a formalização do protocolo a UFFS contou com a intermediação do professor do curso de Ciências Sociais, Christy Ganzert Pato.

“A função do grupo de pesquisa é criar metodologias e dinâmicas que propiciem estudos e trabalhos de extensão sobre o tema Ditadura Militar, Direitos Humanos e Cidadania. Ao final do trabalho produziremos um livro, que será uma das contribuições para a Comissão Nacional da Verdade”, destacou Myskiw.

Fórum em Defesa da Vida por Justiça e Democracia

O dia 28 de novembro também é uma data importante para Chapecó. Neste dia completou-se um ano da morte do Vereador Marcelino Chiarello, ainda sem esclarecimentos. De acordo com o Reitor da UFFS, em exercício, Antônio Andrioli, esse fato também motivou a realização do seminário. “Marcelino era membro do Conselho Estratégico da UFFS e teve grande importância na fase de constituição da Universidade, por isso realizamos, também, esse seminário, em memória do Vereador”, destacou.

A Vereadora de Chapecó, Angela Vitoria, esteve no evento e falou em nome do Fórum em Defesa da Vida por Justiça e Democracia. A vereadora lembrou a trajetória do vereador falecido e pontuou a necessidade do envolvimento da comunidade em lutas como essa, pela defesa da vida.