UFFS cria fóruns para discussões permanentes da matriz curricular

Publicado em: 09 de outubro de 2012 09h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Depois de muitas discussões nos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e em comissões, a proposta de manter o Domínio Comum, mas de forma flexível, foi aceita pelo coletivo. Outra decisão importante tomada com os debates foi a de criar o Fórum Permanente do Domínio Comum.

O Domínio Comum, que antes consistia num grupo de componentes curriculares fechado e obrigatório em todos os cursos, tornou-se flexível, podendo ter no mínimo 420 horas/aula e no máximo 660 horas/aula. Conforme a  diretora de Organização Pedagógica da pró-reitoria de Graduação, Adriana Loss, as discussões resultaram na garantia do significado do Domínio Comum para a política da UFFS e ainda tornaram-no flexível, “dando conta da realidade dos cursos da instituição”.

A partir de agora, novos Projetos Pedagógicos ou os que passarem por revisões poderão optar por componentes curriculares presentes em dois Eixos: 1) Contextualização Acadêmica, cujo objetivo é desenvolver habilidades/competências de leitura, de interpretação e de produção em diferentes linguagens que auxiliem a se inserir criticamente na esfera acadêmica e no contexto social e profissional; 2) Formação Crítico-Social, com o objetivo de desenvolver uma compreensão crítica do mundo contemporâneo, contextualizando saberes que dizem respeito às valorações sociais, às relações de poder, à responsabilidade sócio-ambiental, e à organização sócio-político-econômica e cultural das sociedades, possibilitando a ação crítica e reflexiva, nos diferentes contextos.

Apesar de o trabalho ter chegado a um resultado, a instituição decidiu manter o assunto em pauta. Assim, será criado o Fórum Permanente do Domínio Comum, que, para Adriana, foi um grande ganho para a UFFS. “Vamos discutir o Domínio Comum com os docentes, com os discentes, com os representantes dos movimentos sociais e do Conselho Estratégico Social e com os técnicos-administrativos”, ressaltou.

Segundo Adriana, os professores dos componentes curriculares do Domínio Comum são membros natos dos fóruns nos campi e elegerão um coordenador. A partir daí, um planejamento será feito com a pró-reitoria no início de novembro.

A movimentação para os debates a respeito desses componentes curriculares partiu, de acordo com Adriana, da necessidade de garantir o Domínio Comum como política institucional. “As concepções do Domínio Comum foram oriundas das demandas sociais, dos movimentos sociais. Não poderíamos perdê-las. Então ficar em silêncio significava correr o risco de não ter o Domínio Comum abraçado pelos docentes e discentes; e não garantir a formação - como foi pensada pelos movimentos sociais – para a cidadania”, destacou a diretora.

Domínio Conexo

O Domínio Conexo, conjunto de componentes curriculares que trabalha a interdisciplinaridade nos diferentes cursos, também passou a ser discutido na UFFS. Conforme Adriana, a discussões ocorrem a partir do momento em que se percebeu que o Domínio Conexo não deu conta de materializar a intenção inicial a que foi criado.

A reformulação do Domínio Conexo aconteceu a partir de quatro diretrizes básicas: 1) seria por campus; 2) mantendo o princípio da dimensão interdisciplinar, promovendo o diálogo entre os cursos ou áreas afins; 3) com três possibilidades de organização – a) por eixos temáticos, b) componentes curriculares que pudessem promover o diálogo interdisciplinar, e c) organizando componentes curriculares articuladores dos saberes entre os cursos dos campus.; 4) o campus organizaria sua proposta de Domínio Conexo com seu respectivo desenho, justificativa do desenvolvimento do princípio da interdisciplinaridade, bem como a metodologia para a articulação dos saberes.

Com as propostas vindas de cada um dos cinco campi da UFFS, um seminário de socialização foi realizado no dia 26 de setembro. Também no caso do Domínio Conexo decidiu-se por criar um Fórum Permanente, que vai funcionar nos campi da instituição, visando manter a discussão sobre a interdisciplinaridade em pauta.

O planejamento da formatação do Fórum Permanente do Domínio Conexo com objetivos, metas e ações será encaminhado à diretoria de Organização Pedagógica até o dia 30 de outubro. Já está previsto um novo momento de socialização das discussões dos campi para o fim do mês de maio.