UFFS assina termo para intercâmbio com universidade da Argentina

Publicado em: 19 de outubro de 2012 09h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Nesta semana a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo recebeu uma comitiva da Universidad Nacional de Misiones (UNAM) de Posadas, na Argentina. A visita teve o objetivo de assinar o Protocolo de Intenções entre as instituições para promover o intercâmbio de informações e publicações, de docentes e pesquisadores para participar de cursos, além do intercâmbio de estudantes de ambas universidades.

A assinatura do protocolo leva em conta o interesse recíproco de estabelecer e desenvolver relações de cooperação internacional mediante a colaboração acadêmica, científica e cultural em programas ou projetos de mútuo interesse nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com o secretário adjunto de Investigação e Pós-graduação da UNAM, Cristian Garrido, “a proposta é institucionalizar a cooperação internacional, retomar os laços e fortalecer o intercâmbio tanto para os alunos da graduação como da pós-graduação”, declara.

Como resultado dessa assinatura, a coordenadora do curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol do Campus Cerro Largo, Neiva Graziadei Fernandes, juntamente com os representantes da UNAM firmaram o interesse de intercambiar os saberes através do planejamento de um encontro intitulado “Seminário dos Estudos de Fronteira”, previsto para 14 e 15 de março de 2013, que será realizado em Posadas.

UFFS tem dois acordos internacionais

Esta é a segunda cooperação internacional assinada pela UFFS. Além da UNAM, a Instituição conta com protocolo de intenções para promover a cooperação acadêmica, científica e cultural com a Universidade de Mondragon, na Espanha.

De acordo com o Assessor de Assuntos Internacionais da UFFS, Alexandre Scheidt, a aproximação entre universidades mediante a cooperação internacional e intercâmbio científico é um dos objetivos da UFFS. “Inclusive esta é uma disposição do Estatudo da UFFS, que prevê esses protocolos e acordos com os países de língua portuguesa e com os países da América Latina, especialmente”, destaca.