UFFS assina Acordo de Cooperação no Programa de Licenciaturas Internacionais

Publicado em: 22 de janeiro de 2015 08h01min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 13h01min

Ato de assinatura de Acordo de Cooperação pelo reitor da UFFS, Jaime Giolo, marcou a entrada da Universidade no Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI. O Acordo foi firmado com a Universidade do Minho, em Portugal, com objetivo de implementar cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas instituições.

De acordo com o Edital Nº 74/2014 – PLI Portugal, lançado pela CAPES, com a formalização do acordo a UFFS tem a possibilidade de apresentar propostas de graduação sanduíche para estudantes de graduação em cursos de licenciaturas das áreas de Biologia, Física, Matemática, Química e Português. Cada universidade participante pode concorrer com até cinco projetos, com indicação de sete estudantes de graduação em cada um deles. Os interessados em apresentar proposta devem manifestar interesse até o dia 23 de fevereiro pelo e-mail dir.dpg@uffs.edu.br, indicando o coordenador do projeto e mais dois membros da equipe.

O início das atividades acadêmicas na Universidade do Minho está marcado para agosto de 2015. Para os projetos contemplados está previsto o pagamento de bolsa mensal aos estudantes no valor de 870 euros, mais auxílio instalação e auxílio deslocamento. Para os demais integrantes da equipe, o Edital prevê o pagamento de diárias e auxílio deslocamento. A vigência dos projetos aprovados é de um ano, com possibilidade de prorrogação para mais um ano.

Entre os ganhos para a UFFS em participar do PLI, o pró-reitor de Graduação, João Alfredo Braida, aponta a inserção institucional num contexto de internacionalização, oportunizando o intercâmbio de experiências acadêmicas e culturais para uma formação complementar importante para o estudante. Para Braida, “o Programa de Licenciaturas Internacionais pode representar uma porta de entrada para outras formas de cooperação, como no âmbito da pós-graduação”.

O Diretor de Políticas de Graduação, Élsio Corá, também participou do ato de assinatura.