RU será gratuito para indígenas, quilombolas e estudantes com IVS na Faixa I
Devido às adaptações necessárias para a oferta do benefício, isenção deverá estar disponível em até 90 dias

Publicado em: 03 de junho de 2024 11h06min / Atualizado em: 06 de junho de 2024 11h06min

O Conselho Universitário (Consuni) publicou, no último dia 24, a Resolução n° 170/2024, que define os grupos de estudantes que serão isentos da cobrança dos tíquetes de refeições nos restaurantes universitários (RUs) da UFFS. Conforme o documento, a isenção será garantida para estudantes ingressantes por meio de cotas, até que seu Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica (IVS) seja calculado; imigrantes ingressantes na graduação com visto humanitário, até que seu IVS seja calculado; e indígenas, quilombolas e demais estudantes que tenham IVS na Faixa I.

De acordo com a resolução, com exceção dos estudantes indígenas e quilombolas, para fazer jus à isenção os ingressantes deverão preencher o cadastro socioeconômico e manter ele ativo, caso contrário, perderão o direito à isenção. Aqueles que, após o cálculo do IVS, ficarem enquadrados na Faixa II, terão desconto de 50% nos tíquetes do RU.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Clóvis Alencar Butzge, explica que, "além dos impactos orçamentários, a decisão do Consuni implicará ajustes no sistema do RU, cadastramento dos beneficiários, ajustes na relação contratual com as empresas que fornecem alimentação nos RUs, entre outras ações. Por isso, o Consuni concedeu 90 dias para que a medida passe a vigorar efetivamente".

Para Butzge, "a decisão do Consuni é um grande avanço na política de alimentação saudável e segura para a comunidade acadêmica da UFFS. Os restaurantes universitários são um importante equipamento da permanência estudantil, sendo uma política universal, pois todos os estudantes de graduação e pós-graduação têm parte de suas refeições subsidiadas e, a partir da implantação da decisão do Consuni, os estudantes mais vulneráveis socioeconomicamente terão subsídio total".

O presidente do Consuni e reitor da UFFS, João Alfredo Braida, afirma que “estamos avançando nos compromissos que assumimos na nossa campanha, de fortalecer as ações de permanência estudantil. O movimento indígena pedia gratuidade do RU aos estudantes indígenas de Chapecó, com isso aceleramos os estudos que já vínhamos fazendo na reitoria de isentar os estudantes mais vulneráveis e levamos ao Consuni a proposta que contempla todos os estudantes indígenas e quilombolas da Universidade e os demais estudantes de IVS I, que são os mais vulneráveis. Estamos muito felizes que o Consuni tenha acolhido, e até melhorado, a proposta, garantindo mais este avanço na política de alimentação”.

Atos normativos relacionados: