Publicado o novo Regulamento da Pesquisa na UFFS
Resolução nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023 entra em vigor em 1º de setembro

Publicado em: 30 de agosto de 2023 14h08min / Atualizado em: 31 de agosto de 2023 13h08min

No dia 23 de agosto, foi publicada a Resolução nº 58/CONSUNI CPPGEC/UFFS/2023, que aprova o novo Regulamento da Pesquisa na Universidade Federal da Fronteira Sul, em vigor a partir de 1º de setembro de 2023. Entre as principais alterações trazidas pelo documento, segundo do diretor de Pesquisa, Eduardo Pavan Korf, está a possibilidade de servidores técnico-administrativos participarem de diversas ações de pesquisa, como submissão de projetos guarda-chuva para institucionalização, liderança de grupos de pesquisa e possibilidade de ocupar vaga no Comitê Assessor de Pesquisa da UFFS.

“Além disso, há atualizações devido às mudanças de estruturas e recente publicação da Política de Inovação da UFFS, assim como alterações sobre a qualificação dos membros na composição do Comitê Assessor de Pesquisa (CAP) e também para ocupar vaga em cargo de coordenador adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação dos campi”, pontua Korf. Houve ainda uma mudança relativa aos grupos de pesquisa, devido a recomendações do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP) sobre ser facultativa a inclusão de vice-líder, bem como a necessidade de atualização, evitando a exclusão automática do DGP.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Luiz Giacobbo, ressalta também que "este novo regulamento traz a recente atualização sobre a não obrigatoriedade de que os subprojetos de editais de fomento sejam avaliados, atendendo recomendações exigidas pelo comitê externo do CNPq e contribuindo para a qualificação do processo, com valorização da produção docente e redução de subjetividade que existia na avaliação de editais de fomento. Isso também desburocratiza muito o trabalho das coordenações de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos campi e de toda a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG)".

Conforme o diretor de Pesquisa, muitas das alterações foram motivadas por sugestões enviadas pelas CAPPGs dos campi e pelo CAP, além de apontamentos e recomendações feitas por membros do comitê externo de avaliação das agências de fomento, como o CNPq, que financia recursos para pesquisa na UFFS. “Penso que essas alterações eram necessárias e foram muito importantes para os pesquisadores e para a qualificação cada vez maior da pesquisa desenvolvida na UFFS. Reúnem demandas que eram recorrentemente solicitadas, atualizam o regulamento em alguns aspectos e atendem a requisitos de agências de fomento externo, avalia.

Atos normativos relacionados: