Publicado edital de processo seletivo para auxílios socioeconômicos 2017
Os estudantes de Graduação da UFFS podem solicitar auxílios em dois grupos: grupo dos auxílios gerais e grupo dos auxílios específicos

Publicado em: 18 de janeiro de 2017 00h01min / Atualizado em: 02 de fevereiro de 2017 08h02min

Com o objetivo de fortalecer as condições de frequência, permanência e êxito nas atividades acadêmicas dos estudantes de Graduação durante o ano letivo de 2017, a UFFS publicou novo edital de processo seletivo para solicitação de auxílios socioeconômicos. Neste edital são destinados R$ 8 milhões para custear os auxílios destinados aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Os estudantes de Graduação da UFFS podem solicitar auxílios em dois grupos: grupo dos auxílios gerais, que compreendem Alimentação 1 ou Alimentação 2 e Auxílio Estudantil; e grupo dos auxílios específicos, correspondentes aos auxílios Transporte 1 ou Transporte 2 e Moradia. Para ter acesso, o estudante precisa encaminhar análise socieconômica para averiguação do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) junto ao Setor de Assuntos Estudantis (SAE) nos campi e realizar a inscrição conforme cronograma constante no edital do processo seletivo.

De acordo com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), ocorreram algumas modificações entre os editais publicados em 2016 e o deste ano. Uma delas é a de que os estudantes ingressantes pela reserva de vagas, pelo processo seletivo especial para estudantes haitianos (PROHAITI) e pelo processo seletivo especial para estudantes indígenas (PIN) podem acessar os auxílios gerais mesmo antes de realizar a análise socioeconômica. Outra alteração importante diz respeito aos estudantes estrangeiros, oriundos de programas de ajuda humanitária e/ou estudantes ingressantes por meio de editais de ações afirmativas, os quais são dispensados da comprovação específica para acesso ao auxílio-moradia.

Segundo dados obtidos no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), principal fonte de recursos para pagamento dos auxílios, foi destinado, entre os anos de 2010 a 2016, um montante de R$ 27.888.476,67 para pagamento dos diversos tipos de auxílios socioeconômicos aos estudantes dos cursos de Graduação da UFFS em situação de vulnerabilidade social. Já o número de auxílios disponibilizados aos estudantes durante este mesmo período totalizou 12.641.

Mais detalhes sobre o processo seletivo dos auxílios socioeconômicos 2017 podem ser conferidos no Edital nº 023/UFFS/2017.

Confira abaixo as principais diferenças entre os editais de 2016 e 2017 do processo seletivo dos auxílios socioeconõmicos.

Galeria de Imagens: