Projeto Fortalecimento da Juventude Rural tem início no Campus Chapecó

Publicado em: 07 de julho de 2015 09h07min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) iniciou, na segunda-feira (6) mais um importante projeto de pesquisa e extensão. Aprovado pelo CNPq, o projeto “Fortalecimento da Juventude Rural na Região Oeste de Santa Catarina”, terá duração de dois anos.

O projeto oferecerá capacitação, em forma de oficinas, a jovens que atuam na agricultura familiar da região, em duas linhas prioritárias: fomento à organização para o acesso da juventude a mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); e o apoio a processos de gestão administrativa de grupos, associações e cooperativas de jovens assentados/agricultores familiares e comunidades tradicionais. Cerca de 50 jovens, que tem entre 15 e 29 anos, oriundos de 18 municípios da região Oeste de Santa Catarina estão envolvidos no projeto.

Um dos participantes, Emerson Junior Menin, 23 anos, vive com seus pais em uma propriedade rural no município de Arvoredo. “Quando terminei o Ensino Médio, procurei vários cursos para profissionalizar o trabalho na propriedade de meus pais, como cursos de apicultura, cultivo e até de pedreiro. Meu objetivo é tornar a propriedade autossustentável, na medida do possível”, explica.

Emerson diz que não tem intenção em deixar o trabalho na agricultura e comenta sobre a importância do projeto da UFFS. “Nós já produzimos alimentos para a merenda escolar, mas é importante conhecer como funcionam esses programas, porque precisamos produzir com mais eficiência e qualidade. Eu entendo que a qualidade de vida que tenh, vivendo na propriedade com meus pais, é ótima por isso não tenho intenção de sair, mas sim de continuar estudando para tornar a propriedade cada vez mais rentável”, afirma.

O coordenador geral do projeto, Valdecir Zonin, afirma que o principal objetivo é “motivar os jovens para conhecerem e aprofundarem formas de acessar mercados institucionais. Estes jovens auxiliarão na condução de pesquisas da situação geral destes programas nos municípios, o que ajudará a UFFS entender melhor seu funcionamento, possibilitando reorganizar os sistemas de produção”.

Os participantes do projeto receberão bolsa durante os 24 meses de duração do projeto. As atividades serão presenciais, na UFFS, e também nos municípios de origem dos jovens.

Fazem parte da equipe do projeto o Economista da UFFS Tomé Coletti, os professores Darlan Kroth e William Simões, e a coordenadora do Coletivo de Jovens da FETRAF-SUL, Jucimara Araldi.