Processo de cancelamento de matrícula agora é on line na UFFS

Publicado em: 04 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Os acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) devem ficar atentos às mudanças efetuadas no processo de solicitação de cancelamento de componentes curriculares. A partir do segundo semestre de 2012, esses pedidos de cancelamento de matrículas em componentes curriculares (CCR) devem ser solicitados pelo próprio acadêmico da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), através do Portal do Aluno.

Os coordenadores de curso também farão a análise dos pedidos, indicando seu deferimento ou indeferimento, on line, através do Portal do Professor. A intenção é agilizar o processo, que até então era feito presencialmente nas Secretarias Acadêmicas dos campi.

Como proceder

Ao acessar o Portal do Aluno, o acadêmico deve escolher a opção “pedido de cancelamento”. Em seguida, deve selecionar os componentes cuja matrícula deseja cancelar. Após confirmar o pedido, será gerado um atestado comprovando que o estudante realizou a solicitação dentro do prazo.

Após esse passo, o aluno deve aguardar a análise do coordenador do curso, acompanhando o resultado também via Portal do Aluno.

É importante ressaltar que, após o deferimento pelo coordenador, o cancelamento não poderá mais ser revertido. Dessa forma, o estudante que tiver seu pedido aprovado deverá deixar de frequentar as aulas, visto que seu nome não constará mais no diário do professor.

O que é

O cancelamento consiste na solicitação do aluno para deixar de frequentar um ou mais componentes nos quais esteja matriculado no semestre corrente, sem que isso acarrete reprovação nos referidos componentes. O estudante pode cancelar cada componente uma única vez no decorrer do curso.

Para o semestre 2012.2 os campi terão datas diferentes de início do semestre, por isso, o estudante deve ficar atento ao calendário específico de seu campus. Confira aqui as datas previstas para cada campus.

Ajuste é diferente de cancelamento

Durante o período de ajustes de matrículas, o estudante pode solicitar vaga em novas turmas, bem como requerer a exclusão das turmas nas quais já havia obtido vaga no período de matrícula. As vagas liberadas pelas exclusões no período de ajustes poderão ser ocupadas por outros estudantes que solicitaram vaga para os mesmos componentes.

Já o período de cancelamento possibilita a adequação da matrícula do estudante que, após frequentar as aulas por algum tempo, decide não continuar a cursar um ou mais componentes curriculares naquele semestre. Além de deixar a vaga ociosa, o estudante terá em seu histórico o registro do cancelamento, o que o impedirá de cancelar novamente o mesmo componente em outro momento.

Tanto o ajuste de matrícula quanto o cancelamento passam pela análise do coordenador do curso. Portanto, não basta efetuar o pedido, é necessário acompanhar o resultado através do Portal do Aluno antes de começar ou deixar de frequentar as aulas.