Pró-reitor da UFFS é eleito presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

Publicado em: 01 de dezembro de 2016 08h12min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 10h01min

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol, foi eleito, na última semana, presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. A eleição ocorreu durante o XXXII Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP), realizado em Manaus (AM).

Trevisol já foi vice-coordenador do Foprop Sul (2012-2013), coordenador do Foprop Sul (2013-2014), secretário executivo do Foprop nacional (2014-2016) e presidente da Diretoria Executiva do Foprop (2016). “A chapa por mim encabeçada para a Gestão 2016-2107 foi eleita por aclamação e de forma unânime. Recebi dos colegas de todas as regiões do país e de todos os segmentos amplo apoio para exercer a presidência. Sou muito grato a todos, cabendo destacar também o apoio da Reitoria da UFFS, com o qual sempre contei. Os desafios são grandes, sobretudo nesse momento do país, mas é fundamental dedicarmos toda a nossa energia e liderança na defesa e promoção da Educação Superior, da Ciência, Tecnologia e Inovação. O FOPROP possui assento no Conselho Superior Capes (CTC/CAPES), Conselho Deliberativo do CNPq e membro convidado do Conselho Consultivo da FINEP. São espaços de representação institucional conquistados nos últimos anos que abrem importantes canais de interlocução com as principais agências de fomento no Brasil”, finaliza.

O Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília, que congrega atualmente 241 instituições associadas, tanto institutos de pesquisa quanto instituições de Ensino Superior que possuam programas de Pós-Graduação stricto sensu. São instituições públicas federais (94 universidades federais, mais 20 institutos), públicas estaduais e municipais (35), comunitárias (45) e instituições particulares (47). O FOPROP é organizado e gerido por meio de uma Diretoria Executiva (05 membros), de um Diretório Nacional (14 membros) e de um Conselho Fiscal (3 membros titulares e suplentes). O Fórum organiza-se também por regiões e por segmentos. Anualmente são realizados, em média, dois encontros por região. Além disso, o Fórum realiza também o seu encontro nacional (ENPROP). Em 2017, o FOPROP completará 32 anos de existência. Sua criação se deu em março de 1985, três meses após a eleição indireta de Tancredo Neves para a Presidência da República, uma semana após a criação do Ministério de Ciência e Tecnologia e poucos meses antes da realização da I Conferência de Ciência e Tecnologia.