PNEM realiza palestras sobre Juventudes e Ensino Médio

Publicado em: 17 de setembro de 2015 09h09min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 16h01min

O Campus Chapecó sediou, nos dias 15 e 16 de setembro, três momentos de debates sobre docência, juventudes e Ensino Médio. Integraram os debates duas pesquisadoras da área da Geografia: Lana de Souza Cavalcanti e Helena Copetti Callai. O público-alvo dos eventos foram acadêmicos e professores do curso de Geografia dos campus Chapecó e professores de Geografia da Educação Básica da GERED Chapecó/SC.

Uma das coordenadoras do evento, professora do curso de Geografia, Adriana Andreis, destaca que o evento é parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM/SC) – Polo Oeste, coordenado pela UFFS. “O elo entre o PNEM e a Licenciatura em Geografia se dá porque tanto eu, quando o professor Willian Simões, também da Geografia, somos coordenadores do PNEM, e porque temos pesquisadores da Geografia que investigam a docência com destaque para as questões das juventudes. Espaço e tempo são constitutivos dos sujeitos, portanto, a leitura de mundo aberta pela Geografia é uma possibilidade de pensar sobre a docência e sobre as juventudes e o Ensino Médio”, explica.

Adriana ainda comenta que ambas as pesquisadoras participantes do evento são pensadoras das questões relacionadas com os desafios e possibilidades da prática docente, com destaque para as juventudes. “O desafio do PNEM é oxigenar a prática docente e dar um novo sentido para o Ensino Médio. Além de trabalhar na formação dos professores em exercício, também se propõe a aproximar e envolver em suas reflexões os futuros professores, que são os licenciandos. Por isso foram relevantes as contribuições das pesquisadoras durante o evento. Os alunos puderam ter contato com pessoas de bastante fundamentação teórica no que diz respeito à docência. Momentos como este são fundamentais para a formação profissional”, finaliza Adriana.