Pesquisa-ação é tema de curso de Michel Thiollent na UFFS

Publicado em: 20 de agosto de 2012 08h08min / Atualizado em: 24 de março de 2017 08h03min

O professor doutor Michel Jean Marie Thiollent, pesquisador franco-brasileiro mundialmente conhecido, ministra a palestra “Metodologia de Pesquisa-ação”, na próxima sexta-feira (24), durante o I Seminário sobre Pesquisa Participativa em Agroecologia. O evento acontece no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul, com transmissão por videoconferência para os demais campi, e é direcionado a professores, pesquisadores, estudantes e agricultores.

As atividades fazem parte do projeto de pesquisa “Desafio da construção de uma universidade comprometida com a agroecologia”, realizado pelo Campus Laranjeiras do Sul, com o apoio das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e Cultura e Extensão.

Segundo a professora Manuela Pereira, uma das coordenadoras do seminário, a presença de Thiollent vai colaborar para a evolução do projeto. “Nosso projeto desenvolve muito a pesquisa participativa com agricultores da região e existe muita dificuldade nesse trabalho. Buscamos trazer o Michel Thiollent porque ele desenvolveu a metodologia da Pesquisa-ação, que é uma das principais metodologias participativas que se conhece”, explica.

Manuela conta que, com a palestra de Thiollent, a intenção é aprofundar as discussões do tema e entender melhor as metodologias participativas. “A partir dessa formação, pretendemos desenvolver, no decorrer do projeto, nossas próprias abordagens”, afirma.

Durante o seminário, será realizada também uma mesa-redonda com o tema “Experiências de Pesquisa Participativa em Agroecologia”.

Sobre Michel Thiollent

Michel Thiollent é francês e está há 26 anos no Brasil, sociólogo, doutor em sociologia e economia. É autor de livros como “Metodologia da pesquisa-ação” e “Pesquisa-ação nas organizações”.

Suas áreas de estudos abrangem desenvolvimento local, extensão universitária, sistemas agroindustriais, inovação tecnológica e organizacional.

Programação do Seminário:

Local: Auditório da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul

• 9 horas: Palestra “Metodologia de Pesquisa-ação”

Prof. Dr. Michel Jean Marie Thiollent (Unigranrio)

• 13h30min: Mesa-redonda “Experiências de Pesquisa Participativa em Agroecologia”

Cátia Cristina Rommel (Iapar)

Armin Feiden (Unioeste)

Maciel Botelho (Embrapa Florestas)