Mestrado em Estudos Linguísticos da UFFS promove Aula Magna

Publicado em: 09 de outubro de 2012 09h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Na noite de segunda-feira (08), foi realizada a Aula Magna do Mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A aula aconteceu no auditório do Campus Chapecó, Unidade Bom Pastor, e contou com a palestra da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Amanda Eloina Scherer, que tratou do tema “Língua: território de identificações”.

Estavam presentes no evento o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Joviles Trevisol, a pró-reitora de graduação, Cláudia Finger-Kratochvil, a coordenadora do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, Claudia Rost Snichelotto, além dos mestrandos, graduandos e docentes do curso de Letras dos campi Chapecó, Cerro Largo e Realeza.

A professora Amanda Eloina Scherer parabenizou a UFFS por ter começado por um mestrado na área de Estudos Linguísticos e dividiu a sua fala em dois momentos. No primeiro falou sobre o trabalho acadêmico, o papel da orientação e as relações entre orientador e orientando que, segundo Amanda, são todas conflituosas. “Essa relação é sempre conflituosa, mas isso não quer dizer que seja ruim, o conflito é que faz crescer”, afirmou.

No segundo momento, Amanda falou sobre a angústia da página em branco, levantando questionamentos sobre esse momento que é comum a todos os estudantes que cursam um mestrado ou doutorado. “A página em branco implica em encontrar um começo, saber por onde começar e isso provoca um sentimento de angústia, de dor”, ressaltou.

A professora da UFFS e coordenadora do programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos, Claudia Rost Snichelotto, aproveitou a oportunidade para fazer um breve histórico da construção do programa do mestrado e agradeceu a equipe pelo trabalho. “Somos um grupo de docentes que se reuniram para traçar esse projeto que hoje está materializado. O mestrado é fruto de muito trabalho”, concluiu.