Mais um projeto da UFFS é aprovado pela Capes

Publicado em: 03 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) aprovou, na última sexta-feira (28), mais um projeto na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto, intitulado Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – Life, tem como finalidade promover, articular e ofertar editais próprios de formento e uso do laboratório como espaço de articulação entre docentes, estudantes de graduação e professores da rede pública da educação básica nos cinco campi da UFFS.

De acordo com a Pró-reitora de Graduação, Claudia Finger-Kratochvil, a criação de espaços pedagógicos para o desenvolvimento de atividades que envolvam alunos das escolas públicas de educação básica, acadêmicos e professores dos programas de formação das instituições de ensino superior fortalece as políticas públicas voltadas à formação de professores e, por conseguinte, reafirma o compromisso da universidade no que diz respeito a sua missão junto à comunidade regional. “Essa aprovação fomentará os projetos pedagógicos nos cursos na medida em que proporciona formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura e também fortalecerá, ainda mais, o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da UFFS”, destacou a pró-reitora.

O Coordenador Institucional do Projeto, Elsio José Corá, a estruturação do Life da UFFS tem como proposta o desenvolvimento de cinco grandes eixos. “Serão eixos que se articulam e retroalimentam por meio de um núcleo comum, que é a formação de professores. Os eixos são o uso de tecnologias móveis; uso de som, imagem e vídeo, concepção e construção de materiais e multimídia com aplicação didático-pedagógica; produção e manuseio de objetos de aprendizagem e software educativo; e recursos multimidiático”, ressaltou.

Ainda segundo Corá, a implantação do Life-UFFS possibilitará a implantação de laboratórios interdisciplinares para apoiar a formação inicial e continuada, viabilizando o uso de tecnologias da informação e comunicação como meios de apoio ao processo de ensino e aprendizagem na educação básica em todos os campi da instituição.

Conforme o edital, serão destinados aproximadamente R$ 200 mil para a compra de equipamentos e material permanente para execução do projeto.