Prorrogadas as inscrições do processo seletivo para imigrantes
Interessados devem se inscrever até o dia 23 de outubro.

Publicado em: 30 de setembro de 2022 09h09min / Atualizado em: 30 de setembro de 2022 10h09min

Foram prorrogadas as inscrições para o Processo Seletivo Específico do Programa de Acesso e Permanência de Estudantes Imigrantes (PRÓ-IMIGRANTE) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O processo oferece acesso a vagas em cursos de graduação da Universidade para imigrantes que residam no Brasil. As vagas são disponibilizadas em cinco campi: Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza.

Inscrições

Podem se inscrever imigrantes que possuem escolaridade equivalente ao Ensino Médio brasileiro, devidamente comprovada por meio de diploma/certificado, histórico escolar e, no caso de documentos emitidos no exterior, declaração/portaria de equivalência de estudos, emitida por conselho ou secretaria estadual de educação brasileira, ou protocolo de solicitação da declaração/portaria de equivalência de estudos.

A inscrição deve ser realizada por meio do formulário on-line, até o dia 23 de outubro. O candidato precisa, além de informar os dados pessoais, escolher até duas opções de cursos de graduação, no mesmo campus de oferta; apresentar carta de intenções, redigida em língua portuguesa (conforme orientações em anexo no edital); anexar cópia legível, em PDF, do diploma/certificado e histórico escolar do Ensino Médio.

O processo seletivo será conduzido em duas etapas: avaliação da carta de intenções e entrevista, realizada por meio de videoconferência pela plataforma Cisco Webex Meetings, com duração de até 20 minutos. O resultado será divulgado em dezembro de 2022. O processo seletivo é válido para o ingresso no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2023.

Matrículas

O local, o horário e os procedimentos para o registro de matrícula serão informados posteriormente em edital específico. O candidato menor de 18 anos deverá realizar o procedimento de apresentação da documentação e registro de matrícula assistido por seu representante legal (pai, mãe ou tutor) devidamente identificado.

Para a efetivação da matrícula, o candidato ou o representante legal deverá apresentar à Secretaria Acadêmica do campus escolhido cópias simples da seguinte documentação, acompanhada dos originais: Cadastro de Pessoa Física (CPF); frente e verso do Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) ou Registro Nacional Provisório (RNE), com data de validade vigente (a manutenção da autorização oficial de residência no país será obrigatória também ao longo de toda a duração do curso de graduação para o qual o candidato tenha sido selecionado); declaração de residência (conforme modelo disponível em anexo no edital); comprovante de conclusão do Ensino Médio; comprovante de vacinação contra rubéola, para candidatas do sexo feminino com até 40 anos (exigência feita exclusivamente para as candidatas dos campi Chapecó, Laranjeiras do Sul e Realeza).

Confira a relação das vagas disponíveis e o edital completo no link Edital Nº 899/GR/UFFS/2022.

 

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão da jornalista Flávia R. Durgante