Iniciativa de comissão da UFFS integra Caderno de Boas Práticas na Gestão da Ética
Comissão de Ética da Universidade participa da publicação com prática realizada na consulta prévia de 2023

Publicado em: 28 de março de 2024 15h03min / Atualizado em: 28 de março de 2024 15h03min

Anualmente, a Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) promove o Concurso de Boas Práticas na Gestão da Ética, que tem como objetivo promover a difusão e o intercâmbio de práticas de educação para a ética, dando visibilidade às ações desenvolvidas pelas comissões de ética setoriais do Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo federal. A nona edição do concurso, que aconteceu em 2023, contou com a participação de 16 comissões de ética de órgãos e entidades do Poder Executivo federal, entre elas a Comissão de Ética da UFFS.

A Comissão de Ética da Universidade participou do concurso com a prática "Orientação sobre conduta ética a ser observada durante consulta prévia para escolha de reitor e diretores de campi da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, ano 2023". Recentemente, a CEP publicou o Caderno de Boas Práticas na Gestão da Ética, que reúne em um único documento todas as boas práticas inscritas na seleção do ano anterior. A comissão da UFFS integra este documento, que está disponível para download (link abaixo).

Para o presidente da Comissão de Ética da UFFS, Emerson Martins, ao compor o Caderno de Boas Práticas, a comissão cumpre seu papel, conforme previsto no Art.13, de seu Regimento Interno: “IV - aconselhar sobre a ética profissional do servidor público no trato com pessoas e com o patrimônio público, com vistas ao fortalecimento da ética pública e da confiança nas instituições públicas”. Ele destaca ainda que “a participação no documento é resultado da dedicação e compromisso que une os membros da CE UFFS e sua secretaria executiva”.

Link para o Caderno de Boas Práticas na Gestão da Ética: https://tinyurl.com/4uc7wx3y