Inicia a nova gestão da UFFS
João Alfredo Braida é o reitor e Sandra Pierozan a vice-reitora

Publicado em: 31 de agosto de 2023 16h08min / Atualizado em: 01 de setembro de 2023 11h09min

Nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, João Alfredo Braida entra em exercício no cargo o novo reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para um mandato de quatro anos. O decreto de nomeação do reitor, assinado pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, foi publicado em 30 de agosto no Diário Oficial da União (DOU).

Com 53% dos votos, Braida e a vice-reitora, Sandra Simone Höpner Pierozan, foram os mais votados na Consulta Prévia e Informal à Comunidade Universitária, realizada entre os meses de maio e junho deste ano.  Com o início da nova gestão, encerra-se o período de transição, que começou nos primeiros dias de agosto após a designação da equipe de transição.

Segundo Braida, esse é um momento importante para a Universidade, porque significa a retomada plena da autonomia e da gestão democrática institucional. “Nesse sentido, nosso primeiro ato como reitor será dar posse ao novo Conselho Universitário, cujo mandato dos membros eleitos também inicia neste 1º de setembro, depois faremos a nomeação da professora Sandra Pierozan como vice-reitora eleita e, na sequência, a nomeação da nova equipe de gestão”, explicou.

O novo reitor também afirmou que, ainda neste primeiro dia do mandato, fará a formatura de estudantes dos cursos de licenciaturas em Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Letras - Português e Espanhol. “A turbulência passou e a Universidade retoma a normalidade, graças ao engajamento de servidores, estudantes e comunidade regional no movimento de resistência democrática e defesa da Universidade pública, popular e inclusiva”, reiterou.

Para a vice-reitora, Sandra Pierozan, a gestão universitária exige dedicação e empenho dos seus dirigentes, ao mesmo tempo em que, tratando-se de uma universidade multicampi, clama por uma dinâmica de coletividade. “Nesse sentido, buscamos formar uma equipe de gestão com representatividade dos campi, um exercício que ainda não havia sido feito na UFFS, mas que foi pauta de nossa campanha. A UFFS também terá, pela primeira vez, uma mulher na vice-reitoria, o que, além de ser importante, pode servir para criar condições de engajamento para outras mulheres na gestão”.

Além disso, Sandra explicou que ao longo dos próximos dias serão divulgados todos os nomes que farão parte da equipe da nova gestão.

Veja abaixo a composição da nova gestão confirmada até o momento:

João Alfredo Braida - reitor – docente do Campus Chapecó

Sandra Simone Höpner Pierozan – vice-reitora – docente do Campus Erechim

José Carlos Radin – chefe de Gabinete – docente do Campus Chapecó

Élsio José Corá – pró-reitor de Graduação – docente do Campus Chapecó

Joviles Vitorio Trevisol – pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação – docente do Campus Chapecó

Willian Simões – pró-reitor de Extensão e Cultura – docente do Campus Chapecó

Clóvis Alencar Butzge – pró-reitor de Assuntos Estudantis – docente do Campus Realeza

Ilton Benoni da Silva – pró-reitor de Planejamento – docente do Campus Erechim

Gabriela Gonçalves de Oliveira – pró-reitora de Gestão de Pessoas – docente do Campus Chapecó

Edivandro Luiz Tecchio – pró-reitor de Administração – técnico administrativo do Campus Chapecó

Milton Kist – secretário especial da Agência de Internacionalização de Inovação Tecnológica – docente do Campus Chapecó