Fique atento para não cair nas fake news sobre a dengue!
Veja o que diz o professor Gustavo Olszanski Acrani a respeito de algumas notícias falsas que circulam por aí

Publicado em: 22 de fevereiro de 2024 16h02min / Atualizado em: 23 de fevereiro de 2024 14h02min

Você já deve ter ouvido falar muita coisa sobre como prevenir ou tratar a dengue, mas sabe também se proteger das notícias falsas sobre ela, as chamadas fake news? Tão importante quanto saber quais são os sintomas e como se cuidar, é tomar cuidado com a desinformação. Convidamos o professor Gustavo Olszanski Acrani*, do curso de Medicina da UFFS – Campus Passo Fundo, para nos ajudar na missão de desmentir algumas das fake news que têm circulado por aí. Confira a seguir.

A invermectina é mesmo eficaz no tratamento contra a dengue?

Prof. Acrani: Não é verdade. Não existe, no momento, nenhum medicamento específico que atue reduzindo a carga viral do vírus no organismo, portanto, não há nenhuma droga que atue diretamente no combate ao vírus circulando no paciente. Invermectina também não é eficiente no controle dos sintomas (febre e dor no corpo), sendo inadequada também como tratamento da doença. O site do Ministério da Saúde publicou recentemente (08/02/2024) uma matéria revelando que tais tratamentos são ineficazes (https://bit.ly/3IaIlBq).

 

É verdade que a dengue pode ser tratada com ingredientes alternativos como folha de mamão, suco de laranja com inhame, suco de limão, caldo de cana e, até mesmo, carvão?

Prof. Acrani: A respeito dessa afirmativa, primeiro precisamos esclarecer um ponto: o que é “tratar a dengue”? A dengue é uma virose causada por um vírus chamado Dengue Vírus, da família dos Flavivírus. Não existe, até o presente momento, nenhum medicamento com comprovada eficiência em reduzir ou eliminar o vírus do organismo de um indivíduo doente. Os tratamentos alternativos sugeridos em alguns sites e vídeos na internet também não foram comprovados por nenhum estudo que efetivamente tenha relatado redução de carga viral.

Dessa forma, a dengue continua sem tratamento específico, assim como a maior parte das viroses. Por outro lado, “tratar a dengue” também pode significar cuidar do paciente de modo a minimizar os sintomas e reduzir o risco de uma doença mais grave. Nesse sentido, são utilizados medicamentos que amenizam os sintomas (febre e dor no corpo, por exemplo) e, o essencial, a hidratação (por via venosa e oral), que é feita com soro fisiológico (venoso) e soro caseiro, água de coco, sucos, bebidas isotônicas e água.

Assim sendo, não existem estudos suficientes que comprovem que tais ingredientes alternativos sejam eficientes no sentido de reduzir os sintomas da doença. O site do Ministério da Saúde publicou recentemente (08/02/2024) uma matéria revelando que tais tratamentos são ineficazes (https://bit.ly/3IaIlBq).

Devemos tomar muito cuidado com sites e vídeos (principalmente os que circulam sem filtro algum pelas redes sociais) propagando curas milagrosas. Ao nos deparar com esse tipo de material devemos prestar bastante atenção: geralmente esses textos afirmam que “estudos científicos comprovam”, mas em momento algum os tais estudos são mostrados ou citados. Quando é assim, geralmente, não passa de fake news. Verificar a veracidade de tais matérias não é difícil, basta escrever no Google e verificar em sites confiáveis antes de repassar a notícia falsa para alguém. Inclusive, algumas dessas supostas vias alternativas de tratamento são perigosas.

É sabido que muitos chás têm ação anti-inflamatória (como gengibre e chá verde) e por isso devem ser evitados por pessoas com dengue. Além disso, conforme sugere a Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), o limão, que muitos vídeos defendem como uma cura para dengue, assim como outras frutas cítricas, contém salicilato, componente anti-inflamatório com propriedade analgésica, que é justamente a classe de fármaco que deve ser evitada quando o indivíduo tem dengue. Leia aqui as recomendações da ASBRAN e quais outros alimentos devem ser evitados (https://bit.ly/3ws1PyI).

 

É verdade que ingerir vitamina B auxilia na prevenção, pois ela atua como repelente do mosquito?

Prof. Acrani: Infelizmente, também não é verdade. Assim como própolis, alho e inhame, o consumo de vitamina B não torna o indivíduo livre das picadas das fêmeas dos mosquitos da dengue. O mosquito é atraído pelo gás carbônico liberado pela pessoa e pelo ácido lático e outros compostos derivados dos ácidos carboxílicos liberados na pele. É sabido que pessoas diferentes liberam quantidades distintas de tais resíduos, o que pode sugerir uma “preferência” do mosquito por determinados tipos de pele, conforme mostrou um estudo publicado em 2022 na aclamada revista Cell (http://tinyurl.com/4jxcczu7).

Não existe nenhum estudo que comprove que o consumo de Vitamina B e outros compostos venham a aumentar o diminuir a atração que o mosquito tem pela pele, portanto, tais substâncias não atuam como repelentes. Para combater o inseto, é necessário atuar no combate ao vetor deixando as casas e terrenos livres dos nichos de reprodução (conhecidos como criadouros do mosquito) e utilizar os repelentes aprovados pela ANVISA, especialmente à base de DEET (N N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou Icaridina nas partes do corpo que ficam expostas ou em produtos vaporizados no ambiente (http://tinyurl.com/ycxpruzd).

 

A vacina contra a dengue é transgênica, altera o DNA e causa câncer?

Prof. Acrani: A vacina da dengue deve ser recebida como uma das melhores alternativas no combate à doença. Ou talvez a única, visto que não há, até o momento, tratamento específico para o vírus. Basta lembrar da pandemia de covid-19, que foi minimizada e controlada graças às vacinas rapidamente disponibilizadas no mercado.

A vacina da dengue apresenta um desafio que é deixar o indivíduo imune (protegido) contra os quatro tipos diferentes do vírus (sorotipos 1 a 4). No Brasil, os 4 sorotipos circulam atualmente, e é sabido que a infecção por um tipo de dengue torna o indivíduo mais propenso a apresentar uma doença mais grave caso infectado uma segunda vez por um tipo diferente. Dessa forma, para ser eficiente, a vacina precisa gerar proteção de uma vez só para os quatro tipos do vírus.

A vacina presente no mercado brasileiro é produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma LTDA., e se chama Qdenga. Ela foi feita utilizando o vírus da dengue tipo 2, que foi tratado em laboratório de modo a ficar atenuado, enfraquecido, ou seja, o vírus consegue se multiplicar no corpo humano, mas de maneira menos acentuada se comparada ao vírus “normal”, gerando uma baixa viremia e não causando nenhuma doença. O uso de vírus atenuado é seguro e praticado há muitos anos, inclusive é a mesma estratégia usada na vacina da Febre Amarela.

O que pode confundir as pessoas e gerar uma fake news sobre transgênico e alteração no DNA e câncer, é que esse vírus tipo 2 atenuado foi modificado usando uma tecnologia chamada DNA recombinante, que não é a mesma coisa que transgênico e não afeta em nada o DNA humano. A técnica, inclusive, é utilizada há anos em biologia molecular, como por exemplo na produção de insulina usada para tratar diabetes.

Usando essa técnica, os cientistas conseguiram alterar o material genético do vírus tipo 2 atenuado de modo que ele produzisse as proteínas de membrana e se “transformasse” nos vírus do tipo 1, 3 e 4, tornando assim a vacina eficiente para os quatro sorotipos. Para quem tem interesse, o artigo contendo essas informações está aqui (http://tinyurl.com/594ttntb).

Dito isso, fica evidente a segurança da vacina, que em hipótese alguma irá atuar alterando o DNA da pessoa vacinada, tampouco irá promover o desenvolvimento de câncer.

 

Desmentidas essas fake news, consultamos o professor Acrani a respeito de outras informações importantes a respeito da dengue e sobre as quais precisamos estar atentos. Confira a seguir. 

Quais sintomas precisam ser observados e quais são os alerta para buscar ajuda médica?

Prof. Acrani: Durante o tratamento da doença, além do uso de medicamentos seguros para amenizar os sintomas, como dor no corpo, dor de cabeça e febre, deve ser feita uma hidratação cuidadosa, com pelo menos 4 litros (média para indivíduos de 50kg) de água, soro caseiro, água de coco, sucos, além de hidratação venosa (soro) em ambulatórios e unidades de pronto atendimento caso necessário. O paciente precisa sempre estar atento aos sintomas, deve ficar alerta, especialmente, a dor abdominal intensa e contínua, vômitos constantes, náusea e sangramento de mucosas, que geralmente aparecem depois do quinto dia de doença. Tais sinais são alertas que devem ser levados a sério e, quando aparecerem, o paciente precisa retornar à unidade de saúde para evitar o agravamento do quadro clínico.

 

Quais medicamentos precisam ser evitados?

Prof. Acrani: Automedicação é muito perigosa e inclusive os medicamentos que o paciente já toma com prescrição médica devem ser informados no atendimento no caso de dengue, pois alguns devem ser evitados. A popular aspirina (AAS-ácido acetilsalicílico) é um desses medicamentos, pois ela pode piorar o quadro de saúde da pessoa infectada, aumentando o risco de dengue grave ou hemorrágica. Além da aspirina, os medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, prednisona, dexametasona devem ser evitados, assim como o analgésico paracetamol. Mais informações podem ser encontradas em http://tinyurl.com/yj8cvesb.

 

A vacina contra a dengue é recomendada para todas as pessoas?

Prof. Acrani: No Brasil, a vacina foi aprovada pela ANVISA em 02/03/2023, para pessoas de 4 a 60 anos, ministradas em duas doses, e ela apresenta uma eficácia superior a 66,2% (http://tinyurl.com/bhfwr9cc). Vale lembrar que, assim como outras vacinas atenuadas, ela deve ser evitada por gestantes e indivíduos imunocomprometidos ou imunossuprimidos, que devem consultar o médico antes de recorrer à imunização. De forma gratuita e distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina está disponível a partir desse ano, fazendo do Brasil o primeiro país a adotar essa estratégia pública de vacinação para dengue. No entanto, devido à baixa disponibilidade do imunizante, as doses estão sendo ministradas apenas em pessoas com 10 e 11 anos de idade e somente em alguns municípios. Mais informações podem ser encontradas em http://tinyurl.com/49pvurt3.

 

*O professor Gustavo Olszanski Acrani integra o grupo de pesquisa CNPq-UFFS "Inovação em Saúde Coletiva: políticas, saberes e práticas de promoção da saúde".

Galeria de Imagens: