Estudantes relatam ganhos durante a participação no Programa de Mobilidade Acadêmica

Publicado em: 19 de agosto de 2016 09h08min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 17h01min

Desde o ano de 2014, com a adesão da UFFS ao Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes, os estudantes de Graduação têm acesso a uma série de oportunidades de intercâmbio acadêmico e cultural. O Programa permite que os estudantes desenvolvam atividades em 62 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil pelo período de um ou dois semestres, com possibilidade de bolsa.

Neste segundo semestre de 2016, três estudantes da UFFS participam do Programa de Mobilidade Andifes: Sandro Mailson Fernandes, do Curso de Agronomia do Campus Chapecó, foi para a Universidade Federal de Viçosa (UFV); o estudante do Curso de História do Campus Erechim, João Pedro Garcez Franceschi, participa do Programa na Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Washington Douglas Nunes Lira, do Curso de Geografia de Erechim, permanece até o final do primeiro semestre de 2017 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Se alguns estudantes da UFFS estão iniciando a experiência de intercâmbio, outros já têm histórias para compartilhar. O estudante de Ciências Biológicas do Campus Realeza, Maurício Kwiatkowski Gimenez Vera, é um deles. Durante o primeiro semestre de 2016 participou do Programa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Durante o semestre em que me integrei na UFSC, a visão de mundo, de cultura e de uma nova universidade me permitiram abranger um conhecimento maior, tanto pessoal como do mundo como um todo”, diz Maurício, para quem a experiência trouxe a perspectiva de “sair da zona de conforto e olhar o mundo por diferentes ângulos, saber questionar, refletir e tentar solucionar as questões apresentadas. Ao retornar, percebo quão valiosa são essas oportunidades ofertadas no meio acadêmico e, como forma de agradecimento, vou tentar integrar os conhecimentos absorvidos e universalizar os saberes, visando um futuro melhor para a comunidade da UFFS e do mundo por inteiro”.

Quem também aproveitou a oportunidade foi a estudante de Geografia, Janaína Gaby Trevisan, do Campus Chapecó. Do tempo de intercâmbio na Universidade Federal do Ceará (UFC), revela que optou por uma experiência acadêmica diferente, que a levasse a conhecer sociabilidades e culturas distintas das que vivenciava na UFFS. Nos quatro meses que permaneceu em Fortaleza, Janaína revela que agregou muito em seu crescimento acadêmico e pessoal. “As vivências universitárias me proporcionaram conhecer realidades completamente diferentes das que presenciava no Sul, como o sertão nordestino, terra do sertanejo, que, apesar de todas as dificuldades sociais e econômicas, possui em sua essência um amor à terra/ao lugar que o faz persistir todos os dias por uma vida melhor”.

Para a estudante, a experiência “contribuiu muito. O crescimento pessoal é interessantíssimo. Estar num lugar totalmente diferente do que está acostumado e entender a realidade dessas pessoas nos faz refletir sobre as diferenças e as prioridades dos valores humanos, desenvolvendo uma adaptação gradativa a tal modo de vida. Enquanto acadêmica, a experiência agregou muito material para futuros projetos, além de compreender melhor a dinamicidade do espaço geográfico brasileiro e seus contrastes político-sociais e culturais. Retornei ao Sul com outra visão e com muitos paradigmas desconstruídos, além da construção de uma essência, enquanto brasileira, sobre a compreensão de uma identidade nacional, de fato, heterogênea."

“Foi uma experiência fantástica e muito positiva”. Assim definiu Rafael Filipe Zuqui, estudante de Administração do Campus Chapecó, sua permanência na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no primeiro semestre deste ano. “Durante este período, tive uma visão diferente de outra cultura universitária, fiz novas amizades e conheci pessoas de diferentes regiões do País, além da realidade de quem mora em grandes centros urbanos”. Sobre a participação no Programa, Rafael Zuqui diz que “gostaria de incentivar outros colegas a participarem de programas de mobilidade acadêmica, seja ela nacional ou internacional, pois além de proporcionar uma experiência muito positiva, agrega novos conhecimentos, resultando em uma troca cultural e de conhecimento entre as universidades”.

UFFS recebe estudante

Além da ida de estudantes da UFFS para outras universidades, o Programa de Mobilidade Acadêmica possibilita que a Instituição funcione como receptora. A estudante de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Heliana Monteiro de Abreu, optou por uma experiência de mobilidade na UFFS durante este semestre. “Estou adorando a experiência de passar um semestre na UFFS. Me sinto bastante animada com a cidade, tudo é bem diferente”, diz Heliana, a qual salienta que foi muito bem acolhida, “não somente por colegas de turma, mas também pela Universidade de uma forma geral. As pessoas do Setor de Assuntos Estudantis do Campus foram muito atenciosas”.

A estudante menciona estar muito contente com a escolha, “pois embora a UFFS seja relativamente jovem, já possui uma estrutura muito boa, e os professores com os quais já tive contato no Colegiado do Curso de Enfermagem são sensacionais. A experiência que a mobilidade acadêmica está me proporcionando é incalculável”, avalia Heliana. Para ela, “não se trata apenas de cursar algumas disciplinas em outra universidade federal do país, mas de vivenciar outra realidade, adquirir novos conhecimentos e troca de experiências diversas. Espero que a minha vinda sirva de incentivo para outros estudantes da UFFS, pois toda experiência é edificante, e o Brasil é tão grande e diversificado, que acredito que vale a pena o desbravamento”.