Estudantes aproveitam a OPORTUNIDADE de estudar na UFFS

Publicado em: 30 de janeiro de 2013 07h01min / Atualizado em: 27 de março de 2017 09h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2013 até o dia 4 de fevereiro. São 37 cursos de graduação, distribuídos nos cinco campi: Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS), Laranjeiras do Sul e Realeza (PR).

A instituição é federal, pública e, portanto, seus cursos são gratuitos. Oferece “educação de qualidade para TODOS”. E isso é comprovado pela fala dos próprios estudantes, que já aproveitam suas OPORTUNIDADES:

Seu Lauro: Estudante ou professor?

Exemplo de dedicação, aluno com baixa visão cursa Educação no Campo

Uma oportunidade no meio do caminho de Joice Rychcik da Silva

Superação, inclusão e acessibilidade

Muito além do pensamento filosófico

Acesso ao Ensino Superior público transforma realidade de estudante

Saiba mais sobre o Processo Seletivo UFFS 2013

As inscrições são gratuitas e realizadas somente pela internet, em www.uffs.edu.br/seletivo.

São oferecidas 2.025 vagas. O referencial para o ingresso na UFFS é a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de uma das duas últimas edições: 2011 ou 2012 (a nota do Enem 2011 não vale para estudantes que fizeram o exame como treineiros).

O candidato poderá escolher dois cursos de sua preferência, um como primeira opção e outro como segunda opção (Confira, abaixo, a lista com os cursos de cada campus). Para a inscrição, o candidato deve acessar o site, preencher integralmente o Requerimento de Inscrição, confirmar, e, ao final do preenchimento, informar um endereço de e-mail de uso frequente para a comunicação, imprimir e guardar o Comprovante de Requerimento de Inscrição.

Política de Ingresso da UFFS é aperfeiçoada

A instituição adota, a partir de 2013, o que prevê a nova legislação nacional de reserva de vagas nas instituições federais de educação. Pela nova lei, são levados em consideração a trajetória escolar dos candidatos – escola pública ou privada -, o perfil econômico das famílias e a caracterização étnica da população. As novas normas podem ser consultadas na cartilha Política de Ingresso na Graduação (disponível em www.uffs.edu.br/seletivo).

Compromisso com a escola pública

Apesar do prazo dado às instituições pela própria legislação para a implantação das novas regras – que estabelecem que o mínimo de 50% das vagas dos cursos de graduação sejam destinadas a estudantes oriundos do ensino médio público – a UFFS optou por adotar as determinações integral e imediatamente.

Mas a instituição foi além: fez uma proporção das matrículas do ensino médio nas escolas públicas nos três estados em que a UFFS tem campus e a aplicou no número de vagas para os cursos de graduação da UFFS. Esse sistema, próprio da UFFS, supera os 50% de vagas reservadas a estudantes do ensino médio em escola pública previstos pela legislação. A UFFS também previu um percentual de vagas para os estudantes que fizeram parcialmente o ensino médio em escola pública – o que não está exigido pela lei.

Renda e etnias

Dentro das vagas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, metade é destinada aos que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

No caso da caracterização étnica da população, a universidade prevê uma reserva de vaga aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. A UFFS leva em conta o percentual de cada etnia por estado, conforme os índices identificados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual é inserido nos grupos de renda familiar bruta igual ou inferior e superior per capita a um salário mínimo e meio.

Porém, os candidatos que não se enquadram em nenhum desses grupos também têm chance de entrar na UFFS: nas vagas destinadas à ampla concorrência.

Dúvidas

Todas as informações referentes à seleção, aos cursos e suas respectivas vagas nos campi da UFFS estão disponíveis no Edital nº 311-UFFS-2012, disponível em www.uffs.edu.br/seletivo.

. Na página da UFFS no Facebook (http://www.facebook.com/uffsonline) os estudantes podem conferir dicas sobre o Processo Seletivo, de segunda a sexta-feira.

Grupos de vagas:

Grupo I: vagas reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública(*), que tenham renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas;

Grupo II: vagas destinadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública(*), que tenham renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita;

Grupo III: vagas reservadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública(*), que tenham renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita e que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas;

Grupo IV: vagas destinadas a candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública(*), que tenham renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita;

Grupo V: vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em instituições de direito privado sem fins lucrativos cujo orçamento seja proveniente do poder público em, pelo menos, 50%;

Grupo VI: vagas de ampla concorrência, destinadas a todos os candidatos, independentemente da procedência escolar, renda familiar e etnia.

(*) Inclui também egressos do EJA, candidatos certificados pelo ENEM e Encceja ou outras

formas de certificação pelos sistemas estaduais, conforme Art. 4º do Dec. Nº 7.824/2012.