Estudante do Ciência sem Fronteiras tem artigo publicado em revista internacional

Publicado em: 14 de dezembro de 2015 00h12min / Atualizado em: 14 de dezembro de 2015 00h12min

A estudante do curso de Enfermagem da UFFS – Campus Chapecó Anna Karina Martins Oliveira aproveitou muito bem sua participação no Programa Ciência sem Fronteiras, entre agosto de 2013 a agosto de 2014. Sua experiência no Programa rendeu a publicação do artigo “Communication and nursing: a study abroad student's reflections”, no site da revista British Journal of Nursing (BJN), publicação internacional especializada em assuntos de Enfermagem.

O resumo (abstract) do artigo está disponível no site da BJN ou na plataforma PUBMED. Também é possível o download de versão paga com o texto completo, em PDF. A oportunidade para publicação surgiu do convite da professora Dympna Tuohy, responsável pela disciplina Communication and therapeutic relationships, da University of Limerick, na Irlanda, instituição receptora no Programa. “Dympna sugeriu que elaborássemos conjuntamente uma reflexão acerca da experiência do intercâmbio e o impacto da disciplina ministrada por ela para prática profissional de Enfermagem. Mesmo após meu retorno ao Brasil, seguimos em contato pela internet durante todas as etapas para a publicação”, diz Anna.

Conforme a estudante, o artigo enfoca pontos como a importância dos programas de intercâmbio para práticas de cuidado de enfermagem considerando o contexto cultural dos indivíduos, a contribuição para o debate sobre os méritos dos programas de estudo no exterior para a Enfermagem e políticas de saúde e a relevância do apoio aos intercambistas pelas universidades envolvidas e da efetiva troca de experiências entre estudantes e instituições.

Sobre os doze meses que estudou na instituição irlandesa, Anna Karina afirma que os ganhos acadêmicos e de vivência foram enormes. “O Ciência sem Fronteiras é uma oportunidade ímpar para que os estudantes brasileiros possam agregar conhecimentos a sua formação em âmbito acadêmico, pessoal e cultural. Durante este tempo pude vivenciar uma realidade acadêmica diferente, conviver com colegas de diversas nacionalidades e, claro, a própria produção do artigo”.

Sobre a BJN

British Journal of Nursing (BJN) é uma revista quinzenal publicada há mais de vinte anos, líder de pesquisas clínicas de alta qualidade. Os artigos são escritos por profissionais de Enfermagem e destinados, prioritariamente, a enfermeiros e estudantes de Enfermagem. O objetivo da BJN é oferecer à comunidade da área uma plataforma acadêmica de prestígio para a pesquisa de ponta e apresentá-la em um estilo claro e acessível, agradável de ler e de fácil aplicação para a prática diária. A BJN possui índice H29. Para a CAPES, publicações de Enfermagem com avaliação acima de H15 constituem um dos critérios para Qualis A1.