Abertas inscrições para o II Seminário de Pesquisa sobre Migração e II Encontro Sul-Brasileiro dos Estudantes Imigrantes do Ensino Superior
Submissões de trabalhos de pesquisa podem ser feitas até o dia 6 de agosto no Portal de Eventos

Publicado em: 03 de julho de 2023 13h07min / Atualizado em: 04 de julho de 2023 10h07min

Nos dias 21 e 22 de setembro, no Campus Chapecó, será realizada a segunda edição do Seminário de Pesquisa sobre Migração: fortalecendo as redes de apoio e do Encontro Sul-Brasileiro dos Estudantes Imigrantes do Ensino Superior. As inscrições para ouvintes já estão abertas e podem ser feitas até o dia 21 de setembro pelo formulário disponível em https://forms.gle/1e5g66qRoWRnwPRp8.

Os interessados em participar com trabalhos de pesquisa podem fazer a inscrição até o dia 6 de agosto no Portal de Eventos. Cada autor/coautor poderá submeter, no máximo, três trabalhos. Todas as condições para submissão estão informadas em https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/spm/about/submissions.

Os eventos são organizados pela UFFS, Unochapecó, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Chapecó, Grupo de Apoio ao Imigrante e Refugiado do Oeste de Santa Catarina (Gairosc) e Pastoral do Migrante.

Dia 21/09

10h às 12h - Relatos institucionais de experiências pedagógicas de sala de aula do ensino superior com imigrantes;

13h30 - Mesa de socialização de pesquisas sobre migrações com instituições e pesquisadores convidados;

15h30 - Roda de conversa com instituições que possuem programas voltados ao ingresso/inserção de estudantes no ensino superior;

18h30 - Recepção dos participantes e momento cultural;

19h30 - Conferência de abertura: Políticas migratórias e o cenário atual: desafios e direitos - Paulo Illes (MJ), Adriano Pistorello (CAM/UCS), Antônio José Moreira da Silva (PF), João Alves (DPU/SP) e Simão Baran (MP/SC).

Dia 22/09

8h às 12h - Apresentação de trabalhos nos Gts:

1 – Migração, educação e interculturalidade;

2 – Migração e saúde;

3 – Migração e trabalho;

4 – Migração e direitos humanos;

5 – Migração e acolhimento;

13h30 - Palestra "Para o migrante, a pátria é a terra que lhe dá o pão", com padre Alfredo Gonçalves (Missão Paz/SP);

14h30 - Relatos de experiências de imigrantes no Brasil, com presença de Abdul Jarour;

15h30 - Experiências de emigrantes brasileiros;

16h30 - Momento cultural/confraternização/feira de produtos.