Esporte ajuda a manter estudantes na UFFS

Publicado em: 22 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Preparar trabalhos, tarefas, pesquisas e jogadas. É assim a rotina de Daniel dos Santos, 18 anos, estudante de Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Aluno da quinta fase do curso no Campus Chapecó, ele tem o incentivo do Bolsa Esporte para continuar treinando a modalidade que joga desde criança: vôlei.

Há 12 anos Daniel convive com o esporte, por isso não teve problemas com regras, técnicas e fundamentação. Vindo de Entre Rios do Sul (RS), o estudante conta que sempre treinou e se envolveu em campeonatos. Na UFFS, a história com o vôlei continuou mesmo antes da bolsa. Segundo ele, o time de vôlei em Chapecó foi montado com sua participação e com a contribuição do professor Dênio Duarte.

Mais tarde, com o início da Bolsa Esporte, Daniel foi contemplado. “É ótimo. É a oportunidade de  fazer o que gosto ainda com uma bolsa. Além disso, praticar esporte é integração e contribui para o físico e para o psicológico das pessoas”, comenta.

O trabalho da Bolsa Esporte consiste, basicamente, em organizar cronogramas, o time e treinar. Conforme Daniel, vários estudantes já jogavam anteriormente, o que também facilitou questões técnicas.

Daniel é um dos 64 estudantes da UFFS com Bolsa Esporte. Para 2012, além das reuniões periódicas de acompanhamento com a Secretaria Especial de Assuntos Estudantis, os bolsistas terão um momento de apresentação do que foi desenvolvido no ano para a comunidade acadêmica. Uma oportunidade para mostrar a atuação dos bolsistas também será a segunda edição dos Jogos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – JUFFS, que acontecem de 21 a 26 de outubro, no Campus Cerro Largo.

O programa, que teve início em março, com a realização da seleção dos acadêmicos, tem como objetivo o incentivo à prática e intercâmbio esportivo voltados ao desenvolvimento integral do estudante, oferece auxílio financeiro para promoção do esporte. Com isso, o Bolsa Esporte consegue responder à proposta do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa a permanência dos estudantes nos cursos de graduação, por meio de ações em várias áreas – moradia, alimentação, transporte, esporte, entre outras.

Segundo a servidora técnico-administrativa que acompanha o Bolsa Esporte, Sânia Barasuol, alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mas vários objetivos foram alcançados com o programa, “principalmente no que diz respeito à permanência dos estudantes matriculados nos cursos de graduação, conforme o PNAES”.

Número de bolsas por campus

Chapecó - 12 Bolsistas

Cerro Largo - 12 Bolsistas