Encontro reúne estudantes e orientadores da Iniciação Científica e Tecnológica da UFFS

Publicado em: 05 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

Na terça-feira (02) a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou um encontro com acadêmicos bolsistas nos projetos de Iniciação Científica, técnico-administrativos e docentes orientadores dos cinco campi da instituição. O evento foi transmitido por videoconferência e teve a presença do reitor, Jaime Giolo, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, da diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, e do secretário Especial de Laboratórios, Sérgio Luiz Alves Júnior.

O objetivo do evento foi acolher e orientar os novos bolsistas. Para isso, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, apresentou o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT), que envolve, hoje, 206 estudantes de graduação da UFFS. Trevisol destacou que o PIBICT é dos programas prioritários da PROPEPG, pois ele visa aprimorar a formação acadêmica dos estudantes e prepará-los para a pesquisa.

O orçamento anual de bolsas do PIBICT reflete a prioridade do programa para a pró-reitoria. Em 2011, o valor era de R$ 378 mil. Neste ano, passou a R$ 718mil, e a projeção para 2013 é de 828 mil, sendo R$ 416mil para o primeiro semestre e R$ 412 mil para o segundo.
Além das bolsas que são concedidas mensalmente aos estudantes, o programa conta com uma política específica de apoio à participação dos alunos em eventos científicos, regulamentada pela Resolução 001/CONSUNI/CPPG/2011. Por meio dessa política, estudantes da UFFS têm a oportunidade de apresentar trabalhos em eventos científicos no Brasil e no exterior. Vinte e um estudantes já conseguiram apoio para a apresentação de trabalhos científicos, com um investimento da instituição de aproximadamente R$ 17 mil. Outros 24 processos aguardam parecer na PROPEPG.

Para o reitor da UFFS, Jaime Giolo, a iniciação científica é muito importante para a vida acadêmica dos estudantes, pois possibilita que eles tenham acesso ao conhecimento de uma forma ordenada e progressiva. “Os estudantes não podem perder a oportunidade, pois a grande parte dos alunos de mestrado e doutorado foram da Iniciação Científica. Isso abre muitas portas e é diferente do que ser apenas aluno de uma disciplina”, afirmou.

Giolo também agradeceu aos professores pela disponibilidade em serem orientadores. “Agradeço por vocês professores terem aberto suas agendas para serem orientadores e possibilitarem que os estudantes da UFFS se tornem iniciantes da pesquisa”, concluiu.

A diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, em sua fala, também ressaltou a relevância da pesquisa e de como os alunos que as desenvolvem aprendem coisas que são importantes em todas as áreas. “Na Iniciação Científica você aprende a planejar, trabalhar em equipe e escrever artigos e todas as áreas exigem isso”, finalizou. Na sequência foram repassadas aos estudantes as principais informações e orientações sobre o funcionamento do PIBICT, assim como foram apresentados os servidores técnico-administrativos que respondem pelo programa na PROPEPG e nos campi.

Foi destacada, também, a realização do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE), que acontecerá entre 13 e 14 de novembro. Para finalizar, o professor Sérgio Luiz Alves Júnior, relatou a sua caminhada enquanto ex-bolsista de Iniciação Científica, destacando a importância desse programa para a formação acadêmica dos discentes.