Editora UFFS participa de feiras virtuais de livros e lançamento no II SIMPÓS SUL
Os eventos possibilitam uma maior divulgação das obras da Editora.

Publicado em: 18 de outubro de 2022 17h10min / Atualizado em: 19 de outubro de 2022 12h10min

Neste mês,  a Editora UFFS participa de duas feiras de livros. De 17 a 21 de outubro ela apresenta, on-line, todos os livros do seu catálogo na 2ª edição da Feira de livros da Editora Univille, de Joinvile - SC, que ocorre em formato híbrido (presencial e virtual). Com início no mesmo dia e estendendo-se até 31 de outubro, ocorre a LOMBADA, feira de livros da PUCPR, organizada pela PUCPRESS e Arte & Letra, também no formato híbrido, nessa feira a Editora apresenta 31 livros.

Segundo o diretor da Editora UFFS, Antonio Marcos Myskiw, “a participação em feiras de livros virtuais, sem custo de inscrição, facilita a divulgação dos livros produzidos pela Editora UFFS, todos de acesso aberto”. Para ele, trata-se de uma atividade intrínseca à Editora UFFS, que nasceu digital, com edição de obras digitais (PDF, e-Pub e Mobi), prioritariamente.

No dia 21 de outubro, três livros serão apresentados, também on-line, na segunda edição do Simpósio da Pós-Graduação do Sul do Brasil (II SIMPÓS-SUL), que se realiza de 18 a 21 com a temática Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. Trata-se de livros selecionados pelo Edital Nº 430/GR/UFFS/2020, que teve o objetivo de apoiar os programas de pós-graduação (PPGs) stricto  sensu, visando à divulgação das pesquisas desenvolvidas nos PPGs da UFFS.

Os três livros inscritos no II SIMPÓS SUL são: 1) Invernada dos Negros: história e luta de uma comunidade negra rural, de Lidiane Taffarel, egressa do mestrado em História da UFFS – Chapecó; 2) Intercooperação e rede de cooperativas no Rio Grande do Sul, escrito por Angélica Leoní Albrecht Gazzoni, egressa do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS – Campus Erechim; 3) Dialogando sobre conhecimento e ciência a partir da cultura Kaingang e da perspectiva decolonial, cuja autora é Elisabete Cristina Hammes, egressa do mestrado em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim. As apresentações dos livros pelas autoras ocorrem às 9h20, 9h40 e 10h20, com transmissão no canal Practice UFFS no YouTube.

Com relação aos livros oriundos dos PPGs da UFFS, Myskiw adianta que “O Conselho Editorial, na sessão de outubro, já constituiu comissão para a elaboração do próximo edital, garantindo, assim, que a Editora UFFS cumpra com os princípios de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura e de compromisso com a pesquisa e com o avanço do conhecimento”.

Todos os livros da Editora UFFS estão disponíveis em acesso aberto no link catálogo Editora UFFS.