Editora UFFS marca o início do mês de aniversário com mais um clássico da Literatura
Com a reedição do livro "Eu", de Augusto dos Anjos, a Editora UFFS contabiliza, em sete anos, 53 livros no catálogo, todos de acesso aberto

Publicado em: 01 de setembro de 2023 13h09min / Atualizado em: 01 de setembro de 2023 17h09min

A Editora UFFS inicia o mês de setembro, em que comemora 7 anos, no dia 27, com o lançamento de mais um clássico que integra a Coleção Literatura Brasileira: identidades em movimento. Trata-se do livro de poemas intitulado "Eu", de Augusto dos Anjos, cuja reedição tem organização e apresentação de Diego Gomes do Valle, professor adjunto de Literatura no curso de Letras da UFFS – Campus Chapecó.

Na avaliação do organizador, “Augusto dos Anjos é considerado um dos escritores mais importantes da Literatura Brasileira, mesmo tendo publicado apenas um livro, Eu, que foi editado pela primeira vez em 1912”. Com essa reedição, “que tive o prazer e a honra de organizar, cumpre-se, assim, uma função importantíssima de divulgação e ampliação do conhecimento das nossas letras”, conclui Do Valle.

No catálogo da Editora UFFS, que agora se constitui de 53 livros, todos de acesso gratuito, está o livro “Manchas Metafóricas: o Eu de Augusto dos Anjos em imagens produzidas pela crítica literária”, de autoria de Stefani Daiana Kreutz. O livro, que decorre de pesquisa realizada durante o Mestrado em Estudos Linguísticos, do Campus Chapecó, foi selecionado em edital específico que classificou obras dos programas de pós-graduação da UFFS para publicação pela Editora UFFS, o que está novamente ocorrendo para 2024. Dentre inúmeros aspectos, tanto do autor quanto da obra, Stefani, em relação à profundeza do pensamento de Augusto dos Anjos, materializado na escolha meticulosa das palavras que deram forma aos poemas, destaca: “Essa capacidade de um escritor produzir poemas com tal combinação de ideias e de palavras causa estranhamento, admiração e até repugnância. É uma composição que chama a atenção, que é provocativa”.

Antonio Marcos Myskiw, diretor da Editora UFFS, que também preside o Conselho Editorial, ao relatar a  proposta de reedição desse livro aos demais conselheiros, afirmou: “Num tempo em que a miséria, a pobreza e as incertezas sobre o amanhã batem à porta de milhares de pessoas, ainda que por diferentes motivos, ler os poemas de Augusto dos Anjos nos ajuda a compreender e olhar o mundo pelo viés da melancolia e da ausência da utopia, experimentada, por exemplo, por um colono fronteiriço que, ao longo dos anos, viu os pastos e a terra então produtivas se esvaírem pela ausência de chuva, ou o excesso dela, pela solidão de ficar na área rural, já velho, sendo esquecido pelos filhos e netos, resultado da não permanência da juventude da área rural”. Ao finalizar sua avaliação, Myskiw enfatiza que se trata de uma “obra necessária por provocar no leitor o desconforto”.

Coleções

A Editora UFFS, nessa trajetória de 7 anos, tem três coleções em andamento: 1) "Coleção Literatura Brasileira: identidades em movimento", cujos organizadores são a professora Silvana Oliveira, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o professor Evanir Pavloski, também da UEPG, e o professor Valdir Prigol, da UFFS; 2) "Coleção Ensino de Ciências", organizada pelos docentes e pesquisadores da UFFS – Campus Cerro Largo Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos; 3) "Processo de Enfermagem: da teoria à prática" é organizada pela docente do curso de Enfermagem – Campus Chapecó Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt.

Confira as coleções:

Coleção Literatura Brasileira: identidades em movimento

Coleção Ensino de Ciências

Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática