DINTER em Educação Tecnológica tem inscrições em fevereiro

Publicado em: 28 de janeiro de 2015 08h01min / Atualizado em: 10 de janeiro de 2017 14h01min

O Doutorado Interinstitucional em Educação Científica e Tecnológica, aprovado em proposta conjunta com Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já tem o edital publicado: Edital PPGECT 001/2015.

O início das aulas está previsto para maio de 2015. As atividades serão realizadas às quintas e sextas-feiras, de acordo com o calendário do curso, no Campus Chapecó. O projeto prevê um estágio obrigatório de 12 meses na sede do PPGECT/UFSC. Esse período pode ser fracionado em 3 + 9 meses ou 6 + 6 meses ou 9 + 3 meses.

As inscrições iniciam em 23 de fevereiro e seguem até o dia 27 do mesmo mês. São oferecidas 15 vagas exclusivamente para professores da UFFS que já possuam título de mestre. Para inscrever-se o candidato deve apresentar a ficha de inscrição constante no edital, projeto de pesquisa e memorial descritivo. A seleção é composta por duas etapas: análise do currículo e arguição do projeto.

Outras informações referentes ao processo seletivo podem ser obtidas junto à Secretaria do PPGECT ou junto à Secretaria Adjunta do Programa, na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, através do e-mail sec.posgraduacao@uffs.edu.br

Dinters

A UFFS teve dois projetos Dinter aprovados em 2014: Arquitetura, cuja instituição promotora é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Educação Científica e Tecnológica, promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Trevisol, a política institucional de formação docente em nível de pós-graduação tem metas estabelecidas, entre elas a elevação dos atuais 51% de docentes da UFFS com doutorado para 75%, até 2021; a implantação de, no mínimo, dois doutorados institucionais; a implantação de, no mínimo, três doutorados na modalidade DINTER”.

Conforme Trevisol, “nesse momento estamos implantando o primeiro Doutorado DINTER, aprovado pela CAPES. Ele visa atender a demanda de formação de doutores na área de ciências, especialmente os docentes da UFFS que atuam nos cursos de licenciaturas em Matemática, Química, Física e Biologia. Em quatro anos teremos mais 15 doutores formados em um programa de pós-graduação conceito 06. Uma universidade se faz com pessoas. O investimento em formação é estratégico e fundamental para o futuro de nossa Instituição".