Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFFS começa a avaliar projetos

Publicado em: 22 de novembro de 2012 07h11min / Atualizado em: 24 de março de 2017 14h03min

Uma reunião na terça-feira (20) marcou o início de uma nova fase para o Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal da Fronteira Sul (CEP/UFFS). O órgão, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), realizou a avaliação ética dos primeiros oito projetos de pesquisa submetidos pela Plataforma Brasil, ferramenta na qual o docente pesquisador da UFFS poderá fazer seu cadastro e, ao mesmo tempo, vincular-se à sua instituição de origem.

O cadastro na Plataforma Brasil é necessário nos casos de pesquisas em qualquer área do conhecimento que, de alguma forma, poderão envolver de modo direto ou indireto, indivíduos ou coletividades, em sua totalidade ou partes, incluindo manejo de informações e materiais, entrevistas, aplicações de questionários, utilização de banco de dados e revisões de prontuários.

O docente coordenador da pesquisa, ou mesmo estudantes de pós-graduação da UFFS, já podem encaminhar o cadastro na Plataforma Brasil acessando o endereço www.uffs.edu.br, aba Pesquisa>Pesquisa e Pós-Graduação>botão CEP/UFFS>Plataforma Brasil. Neste endereço os interessados também encontram Manual de Cadastro na Plataforma Brasil, Como Cadastrar um Projeto de Pesquisa, Manual de submissão de Projeto de Pesquisa, além de cronograma de reuniões do CEP/UFFS e os documentos necessários para submeter projetos de pesquisa.

Plataforma Brasil

A Plataforma Brasil é uma base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema CEP / CONEP. Ela permite que as pesquisas sejam acompanhadas em seus diferentes estágios - desde sua submissão até a aprovação final pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), quando necessário,  possibilitando inclusive o acompanhamento da fase de campo, o envio de relatórios parciais e dos relatórios finais das pesquisas.

Com a Plataforma Brasil, o pesquisador poderá submeter a sua pesquisa completa diretamente no sistema, digitalizando os documentos impressos, como as autorizações, a Folha de Rosto, o TCLE e demais documentos necessários. Terá, também, a comodidade de receber informações sobre o andamento de seu projeto no CEP através de seu e-mail, inclusive os pareceres.

Membros do Comitê de Ética em Pesquisa com seres HumanosPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Marco Antonio Cortelazzo – Titular

Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro  – Suplente Campus Cerro Largo

Iara Denise Endruweit Battisti – Titular