Abertas inscrições para cursos de capacitação para servidores sobre sofrimento mental em estudantes
Os cursos serão realizados em quatro campi da Universidade

Publicado em: 14 de setembro de 2022 14h09min / Atualizado em: 14 de setembro de 2022 14h09min

Por meio da campanha “Saúde Mental o Ano Inteiro”, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem trabalhado diversas ações para promover a saúde e bem estar dos estudantes ao longo do ano. Agora, a instituição promove o minicurso de capacitação para servidores com abordagem sobre: “Quando o sofrimento transborda: identificando e acolhendo situações de sofrimento mental e risco de suicídio em estudantes”.

O curso terá duração de 2h e será realizado em quatro campi: Cerro Largo, Realeza, Laranjeiras do Sul e Erechim. Em cada local, são disponibilizadas vagas para 100 servidores. Para a psicóloga na UFFS, Claudia Dallagnol, a prevenção ao suicídio, além de ser potencialmente abordada no mês de setembro em todo o mundo a partir da campanha “Setembro Amarelo”, também precisa ser discutida no contexto universitário permanentemente como estratégia de cuidado e intervenção, visto que os jovens fazem parte da população que apresenta incidência significativa. “É um tema sensível, que requer atenção e informações adequadas para se que saiba orientar e conduzir pessoas em sofrimento e situação de risco”, explica Claudia.

Em cada campi, o curso será realizado em datas distintas:
- Campus Cerro Largo: 28/09 (quarta-feira) das 14h às 16h. Período de inscrição: 08/09 à 27/09;
- Campus Realeza: 03/10 (segunda-feira) das 14h às 16h. Período de inscrição: 08/09 à 02/10;
- Campus Laranjeiras do Sul: 04/10 (terça-feira) das 09h30 às 11h30. Período de inscrição: 08/09 à 03/10;
- Campus Erechim: 27/10 (quinta-feira) das 14h às 16h. Período de inscrição: 08/09 à 26/10.

As inscrições devem ser realizadas no link. Os servidores devem atentar para o campus ao qual a turma se refere, a partir da descrição no nome do evento.

*Texto da estagiária Luana Poletto, sob supervisão de Flávia R. Durgante