A Saúde Coletiva no Curso de Medicina do Campus Chapecó é tema do novo livro da Editora UFFS
A obra conta com experiências extensionistas e resultados da participação em projetos de pesquisa

Publicado em: 20 de setembro de 2022 15h09min / Atualizado em: 20 de setembro de 2022 15h09min

A Editora UFFS publicou, nesta terça-feira (20), o livro “A Saúde Coletiva no Curso de Medicina, Campus Chapecó: o ensino com pesquisa e extensão para a formação médica humanista e cidadã”, que se estrutura em duas partes. A primeira parte apresenta 10 experiências extensionistas desenvolvidas nos anos iniciais de implantação do curso, no âmbito dos Componentes Curriculares Regulares (CCR) de Saúde Coletiva, e traz uma diversidade de temas, cenários, público-alvo e estudantes envolvidos.

Na segunda parte, são apresentadas sete experiências e resultados da participação dos estudantes em projetos de pesquisa. Assim como na extensão, os temas foram diversos, e as propostas tiveram o objetivo maior de gerar resultados capazes de responder às necessidades de saúde da população e/ou atender às demandas de formação dos estudantes.

As organizadoras da obra são as pesquisadoras e docentes da UFFS, Agnes de Fátima Pereira Cruvinel, Graciela Soares Fonsêca e Maíra Rossetto. Para elas, trata-se de experiências formativas singulares, inovadoras e ousadas vivenciadas nos CCR de Saúde Coletiva, ao passo que o Curso de Medicina da UFFS – Campus Chapecó consolida o seu compromisso de formar médicos alinhados com as demandas sociais e com o SUS. As organizadoras destacam que, ao incluir a pesquisa e a extensão como metodologias de aprendizagem que colocam o estudante como centro do processo, fomenta-se o perfil crítico, reflexivo e ético desejado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de 2014.

Organizado com base nas DCN de 2014, o curso exige, dentre outras questões, o protagonismo do estudante na construção do conhecimento e a incorporação de metodologias ativas de aprendizagem. Esse, se verifica em muitos capítulos, em que estudantes e egressos são autores e coautores. Segundo as organizadoras, outra característica marcante da formação médica é a presença do campo da Saúde Coletiva como eixo estruturante e articulador do processo formativo, presente da primeira à oitava fase do curso e responsável por trabalhar temas relacionados ao SUS e às políticas públicas de saúde, contribuindo para desenvolver competências no âmbito da clínica ampliada e da produção do cuidado em saúde.

O livro está disponível no link.