Autoavaliação


Política de autoavaliação (AA) da Pós-Graduação


Atendendo as políticas institucionais, a Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFFS, e o plano de desenvolvimento institucional da UFFS nos anos de 2019-2023, concebe-se como autoavaliação aquele processo de tornar consciente e pleno como a pós-graduação da UFFS se encontra diante do objetivo proposto a priori. Esta análise é realizada a partir dos resultados obtidos por instrumentos elaborados pelos programas e pela própria Universidade por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A avaliação interna ou avaliação institucional tem um objetivo formativo e processual de melhorar e arrumar aquilo que desviou do planejamento inicial por meio de mecanismos em que a própria instituição é capaz de detectar suas fragilidades, competências e potencialidades. Uma vez que é planejada, conduzida, implementada e analisada pelas mesmas pessoas que propriamente a formularam, a autoavaliação possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão.
Em outras palavras, a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica. A comunidade tem a titularidade da avaliação. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais.
A política de autoavaliação da UFFS parte do princípio supracitado que torna indissociável o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo que qualquer sujeito ativo na comunidade acadêmica e da sociedade pode ser parte do instrumento e/ou membro ativo na elaboração e consolidação do instrumento de aferição dos objetivos institucionais.
Hoje a UFFS conta com uma cultura de respaldar suas ações baseadas em devolutivas realizadas pela CPA que aborda o processo de autoavaliação de maneira institucional e indissociável do meio socioeconômico da qual a instituição faz parte.
A PROPEPG incorporou esta perspectiva epistemológica em atenção aos trabalhos do Grupo instituído em 4 de julho de 2018 pela portaria CAPES nº 148/2018, o qual busca implantar uma sistemática de autoavaliação no âmbito dos programas de pós-graduação.
Sendo assim, a PROPEPG tem como política de autoavaliação fundamentar, de maneira responsável, profissional e indissociável o ensino, pesquisa e extensão, os pilares norteadores que regem a UFFS em seu PDI a partir de instrumentos amplos que pautem todos os protagonistas da Pesquisa e Pós-Graduação.
Elaborar instrumentos de autoavaliação que permitam identificar disparidades entre os egressos do programa com o objetivo do curso.
A PROPEPG/UFFS/2021 tem em sua política de desenvolvimento levantar os dados acerca do processo de ensino e aprendizagem na pós-graduação e traz na tabela as ações de acordo com as novas dimensões adotadas pela CAPES.

Ações

A Diretoria de Pós-Graduação (DPG/PROPEPG) realizou um seminário on-line para os docentes da UFFS inseridos na Pós-Graduação com a profa. Denise Leite no dia primeiro de setembro de 2020. Denise Leite é Professora Titular aposentada da UFRGS e tem experiência na área de Educação atuando principalmente em Ciências Humanas- Educação - Educação Superior e Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais e Subtemas Inovação Pedagógica, Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Avaliação de Redes de Pesquisa e Colaboração. Além disso, integrou o GT Autoavaliação da pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Este seminário em conjunto com o Fórum dos Coordenadores de Pós-Graduação levou a formação de um Grupo de Trabalho de acordo com a PORTARIA Nº 1121/GR/UFFS/2020 que visa discutir, elaborar, direcionar, normatizar e atrelar os resultados da autoavaliação com o plano de desenvolvimento institucional no que tange a pós-graduação.

O grupo de trabalho instituído pela PORTARIA Nº 1121/GR/UFFS/2020 tem em sua meta a elaboração de modelos de instrumentos padronizados e que atendam aos programas de pós-graduação da UFFS. 

A autoavaliação institucional é realizada todo ano e abrange uma série de dimensões do SINAES. A instituição conta hoje com ferramentas que permitem a sua execução, como o ambiente de ensino-aprendizagem moodle, o qual contém uma série de ferramentas que possibilitam o desenvolvimento de formulários, questionários, produção de textos, envio de arquivos etc. Assim, o moodle pode ser aliado para o desenvolvimento da autoavaliação.