Perguntas Frequentes - SiSU

1. Como funciona o SiSU?

R. Após realizar o ENEM e de posse da nota, o candidato se inscreve para o SiSU no site "http://sisu.mec.gov.br/" do Ministério da Educação, escolhendo duas opções de curso e, se for o caso, sua opção de reserva de vagas. O candidato pode alterar suas opções durante todo o período de inscrições. O sistema considera válida a última inscrição efetuada. Ao final do prazo de inscrições, o sistema classifica os candidatos de acordo com sua nota no ENEM, dentro das categorias de reserva de vagas ou ampla concorrência, e indica os selecionados.
Atenção: antes de se inscrever no SiSU é importante ler atentamente as informações constantes no edital e termo de adesão a fim de verificar o correto enquadramento na modalidade de inscrição desejada. Caso seja selecionado o candidato deverá apresentar documentos específicos para comprovar as informações prestadas no ato da inscrição. Quem não se enquadra ou não deseja concorrer às vagas reservadas, pode escolher a modalidade de ampla concorrência (A0).

2. Quantas vagas serão oferecidas pela UFFS via SiSU?

R. Para 2021/2 a UFFS oferece 190 vagas no campus Chapecó (Santa Catarina). O quadro de vagas por curso e modalidade de concorrência pode ser consultado no edital de abertura das inscrições e no termo de adesão.

3. Quais são as modalidades de reserva de vagas?

As modalidades de concorrência, disponíveis também no edital de seleção da UFFS, para 2021/2 são:

  • A0 (ampla concorrência): Vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda familiar, raça/cor e/ou deficiência.
    L1: Vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (LEI Nº 12.711/2012).
  • L2: Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (LEI Nº 12.711/2012).
  • L5: Vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L6: Vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/ 2012).
  • L9: Vagas reservadas a candidatos com deficiência com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L13: Vagas reservadas a candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • Ação afirmativa V4872: Vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o ensino médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público, em pelo menos 50%. Não se enquadram nessa modalidade candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.
  • Ação afirmativa V4961: Vagas reservadas a candidatos indígenas, condição que deve ser comprovada mediante apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração emitida por entidade de representação indígena.

4. Prestar o Enem e se inscrever no SiSU são critérios obrigatórios para a seleção na UFFS?

R. Sim. Para concorrer a uma vaga na UFFS no segundo semestre de 2021 por meio do processo seletivo regular via SiSU, é necessário ter realizado o Enem 2020 e a inscrição na segunda edição do SiSU de 2021.

5. Para participar da segunda edição do SiSU 2021 somente o Enem 2020 é válido?

R. Sim. As notas dos exames anteriores a 2020 não podem ser usadas nas edições do SiSU do ano de 2021.

6. Quantos cursos posso escolher?

R. Os candidatos devem selecionar duas opções de curso no momento da inscrição com possibilidade de alteração até o fim do período para inscrições. O sistema vai considerar válida a última alteração realizada e salva pelo candidato na interface de inscrição do SiSU. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.

 7. Já estou em outra universidade pública. Posso concorrer a uma vaga na UFFS pelo SiSU?

R. Sim. No entanto, caso seja convocado para matrícula na UFFS será necessário optar entre a vaga ocupada atualmente e a nova vaga, em respeito à Lei nº 12.089/2009, que impossibilita que a mesma pessoa ocupe, simultaneamente, duas vagas em cursos de graduação em instituições públicas. Caso o estudante se encontre nesta condição e opte por matricular-se na UFFS, será necessário desistir da matrícula na outra IES pública. Este impedimento ocorre também para candidatos que estejam matriculados em instituições privadas beneficiários de Bolsa Prouni, conforme Decreto nº 5.493 de 18 de julho de 2005.

8. Candidatos que cursaram parte do ensino médio em escola privada podem concorrer à reserva de vagas?

R. Os candidatos que fizeram parte do ensino médio em escola privada e parte em escola pública podem concorrer nas modalidades V4872 ou A0). Já os que cursaram todo o ensino médio em escola(s) privada(s), mesmo que na condição de bolsistas, devem se inscrever apenas na modalidade de Ampla Concorrência (A0).

9. Quem pode se inscrever na modalidade V4961?

R. As vagas para esta modalidade de ingresso são destinadas exclusivamente a candidatos indígenas. Estes deverão comprovar a condição mediante apresentação do RANI (Registro Administrativo de Nascimento de Indígena) ou declaração emitida por entidade de representação indígena .

10. Como sei que fui classificado para ingressar na UFFS?

R. O resultado da chamada do SiSU será publicado no site "http://sisu.mec.gov.br/"SiSU e no site da UFFS, na data divulgada pelo MEC/SiSU. Quem não for selecionado na chamada regular ainda pode optar por aderir à lista de espera da UFFS, através do próprio site do SiSU, durante o prazo especificado pelo MEC. Após o período de adesão, a UFFS receberá do SiSU a lista de espera e poderá realizar novas chamadas, respeitando a ordem de classificação, as modalidades de concorrência, o número de vagas especificados no Edital e no Termo de Adesão ao SiSU, bem como os critérios de preenchimento de vagas definidos pela UFFS. Maiores informações sobre a lista de espera podem ser obtidas no tópico "Lista de espera e editais".

11. Fiz a minha inscrição na categoria errada no SISU e agora?

R. Se você percebeu que realizou a inscrição na modalidade errada durante o período de inscrição, é possível realizar a alteração no sistema do SiSU (site http://sisu.mec.gov.br/ ). Lembramos que é válida a última inscrição realizada e que você pode fazer alterações até a última data permitida, considerando o cronograma divulgado pelo MEC. Caso você perceba o equívoco após o período de inscrição não é mais possível realizar a alteração. Neste caso, se você for chamado para matrícula, precisa encaminhar a documentação para a UFFS analisar pois se você não comprovar os requisitos da modalidade, a UFFS reclassificará a sua inscrição automaticamente na ampla concorrência.

12. Quais são as notas de corte do SISU na UFFS?

R. A nota de corte é apresentada ao candidato de duas maneiras:

I – Pelo SiSU: é visualizada pelo candidato no momento em que acessa o sistema de inscrições. Está disponível apenas durante o período de inscrição.

II – Pela UFFS: é visualizada por meio de um arquivo no site que apresenta a nota do último candidato matriculado no curso, por modalidade e ano de ingresso. É a nota de corte real. As informações da nota de corte real são atualizadas anualmente, nos períodos que há disponibilidade para realização da atividade.

O arquivo produzido pela UFFS está disponível aqui.

A nota de corte (informada pela UFFS e pelo SiSU) não constituem qualquer garantia de seleção para a(s) vaga(s) ofertada(s); são referências de auxílio no monitoramento da inscrição e para as chamadas.

13. Como funcionam as inscrições por cotas do SISU?

R. As Universidades Federais, como a UFFS, oferecem vagas reservadas pela Lei 12.711/2011 (Lei de Cotas) em todos os processos seletivos regulares para ingresso na graduação.

Para verificar em qual cota de inscrição você se enquadra é preciso ler o edital de abertura das inscrições e o termo de adesão ao SiSU da UFFS. Nestes documentos estão detalhadas todas as modalidades (cotas) e as respectivas comprovações necessárias, assim como a documentação a ser apresentada. Após a leitura do edital e a identificação da modalidade (cota) correta é necessário realizar a inscrição no site do SiSU.

Em caso de seleção para matrícula é preciso comprovar, documentalmente, o atendimento dos requisitos da modalidade de inscrição. Caso estes não sejam comprovados o candidato é automaticamente reclassificado na ampla concorrência e pode, esgotada a lista de espera do SiSU, ser chamado novamente para a matrícula.

14. Quais cursos são ofertados na edição do SISU?

Os cursos ofertados no primeiro e segundo semestre de 2021 podem ser consultados no link https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/ingresso/sisu/como-funciona , selecionando a opção "Processo Seletivo 2021" e "Cursos ofertados".

15. Existem outras formas de ingressar na UFFS que não sejam pelo SiSU?

R. Sim. É possível ingressar por meio do Processo Seletivo de Transferência Externa (para estudante com vínculo com outra Instituição de Ensino Superior) ou Retorno de Graduado (para quem já possui uma graduação). Este processo ocorre semestralmente nas datas constantes no calendário acadêmico.

É possível também participar do Processo Seletivo Simplificado que é realizado para os cursos cujas vagas não são preenchidas na edição vigente do SiSU. Como é um processo seletivo que ocorre em um curto espaço de tempo é importante acompanhar com regularidade o site da UFFS e as redes sociais.

16. Fui aprovado no SISU, como farei a matrícula?

R. As orientações para matrícula serão publicadas no edital de resultado divulgado pela UFFS, cujo acompanhamento é de responsabilidade do candidato

Os editais são publicados na página do processo seletivo, link de acesso https://www.uffs.edu.br/institucional/pro-reitorias/graduacao/ingresso/sisu/processo-seletivo-2021/editais-do-processo-seletivo .

17. A UFFS também terá vestibular além do SISU?

R. Para o ingresso de 2021 (primeiro e segundo semestres) a UFFS não terá vestibular.