IX Encontro Catarinense de Educação Matemática (IX ECEM), II Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação Matemática do Estado de SC (II EGRUPEM-SC) e VI Semana Acadêmica de Matemática (VI SAMAT)

Eventos da Matemática

Quando: De 30/outubro/2023, 08h00min até 01/novembro/2023, 22h00min

Local: Auditório Bloco C - Campus Chapecó

Público: Professores que ensinam Matemática na Educação Básica, estudantes ou professores de cursos de graduação em Matemática, Pedagogia, Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Especial, entre outros; Professores e/ou pesquisadores de Programas de Pós-graduação nas áreas de Educação Matemática, Ensino de Matemática, Educação, ou áreas afins.

Realização: Curso de Matemática - Licenciatura da UFFS-Campus Chapecó e Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-SC)

Programação:

30 de outubro | Segunda-feira
8h - Abertura do II EGRUPEM-SC (Encontro dos Grupos de Pesquisa em Educação Matemática do estado de SC)
8h30 - 10h30 - Mesa temática: O papel dos grupos de pesquisa em Educação Matemática para a (auto)formação de seus participantes e para o desenvolvimento de investigações na área - Convidados: Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL) e Profa. Dra. Rosilda dos Santos Morais (UNIFESP). Mediação:  Prof. Dr. Bazilicio Manoel de Andrade Filho (IFSC)
11h - 12h - Apresentações das pesquisa dos grupos inscritos
14h00 - 16h15 - Apresentações das pesquisa dos grupos inscritos
17h30 - 18h30 - Happy Pôsteres
18h30 - 19h - Atividade cultural
19h - Cerimônia de abertura - IX ECEM (Encontro Catarinense de Educação Matemática) e  da VI Semana Acadêmica de Matemática)
19h30 - 21h30 - Conferência de abertura - "Da prática docente às recomendações de Malba Tahan" - Convidado: Prof. Dr. Sergio Lorenzato (UNICAMP). Mediação: Profa. Dra. Regina Célia Grando (UFSC/SBEM-SC)

31 de outubro | Terça-feira
8h30 - 10h - Oficinas (vagas limitadas - inscrições)

Oficina 1 - Formação de conceitos à luz dos fundamentos teóricos do currículo catarinense.

Profa. Josélia Euzébio da Rosa (UNISUL)

Oficina 2 - Educação financeira para crianças e adolescentes: possibilidades em sala de aula.

Profa. Ana Paula Rohrbeck Chiarello (Planalto Alegre/SC), Profa. Bruna Larissa Cecco (IFFar), Profa. Nadia Cristina Picinini Pelinson (SED/SC e UNOESC)

Oficina 3 - Materiais manipulativos em livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais.

Prof. Everaldo Silveira (UFSC) e Prof. Eduardo Sabel (UFSC)

Oficina 4 - Projeto de vida: conexão com Europa e América Latina na profissionalização.

Profa. Lariane Fedrigo (SED/SC)

Oficina 5 - Pensamento computacional para educadores matemáticos.

Profa. Janice Terezinha Reichert (UFFS) e Prof. Milton Kist (UFFS)

Oficina 6 - Uma abordagem de recursos do GeoGebra para o ensino de Matemática: classroom e livro on-line.

Profa. Nilce Fátima Scheffer (UFFS) e Profa. Rosane Rossato Binotto (UFFS)

Oficina 7 - Pesquisa Científica na Educação Básica.

Profa. Danielle Nicolodelli (UFFS)

10h30 - 12h - Mesa temática 1: "Pesquisa em Educação Matemática" (Auditório Bloco C)
Convidados: Prof. Dr. Júlio Faria Correa (UFSC), Profa. Dra. Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL), Profa. Dra. Rosilda dos Santos Morais (UNIFESP) e Prof. Dr. David Costa (UFSC)
14h - 15h30 - Sessões de comunicação