II Seminário de Pesquisa Sobre Migração: fortalecendo redes de apoio e II Encontro Sul-Brasileiro de Estudantes Imigrantes no Ensino Superior

Segundo Seminário de Pesquisa Sobre Migração

Quando: De 21/setembro/2023, 08h00min até 22/setembro/2023, 22h00min

Local: Auditório do Bloco B - Campus Chapecó

Público: Estudantes e servidores da UFFS e outras instituições de ensino, pesquisadores e demais interessados na temática da migração humana.

Realização: UFFS, em conjunto com Unochapecó, IFSC-Chapecó, Gairosc e Pastoral do Migrante de Chapecó.

Programação:

Dia 21/09

10h às 12h (2h) - Experiências pedagógicas de sala de aula do ensino superior com imigrantes
18h30 - Recepção dos participantes/Apresentação cultural

19h - Abertura (momento oficial)

19h30 - Conferência/Mesa de abertura: Coordenador(a): Rosenei Cella   Tema: Políticas migratórias e o cenário atual, com os palestrantes Paulo Illes(MJ) e Adriano Pistorello (CAM/UCS)

Dia 22/09

8h às 12h (4h) - Apresentação de trabalhos (para elaboração de Anais com resumos de Anais ) dos GTs:
1 – Migração, educação e interculturalidade;
2 – Migração e saúde;
3 – Migração e trabalho;
4 - Migração e direitos humanos;
5 - Migração e acolhimento.

13h às 19h - 13h30 - Padre Alfredo Gonçalves (Missão Paz/SP) - Momento de relatos - Rostos, rotas, fronteiras e desafios dos movimentos migratórios atuais
14h30 - Relato de experiência de imigrantes no Brasil
15h30 - Experiências de emigrantes
16h30 - Momento cultural/feira/exposição - FESTA DAS NAÇÕES

Certificação de 20h para quem tiver no mínimo 75% de frequência.

Inscrição de trabalhos de pesquisa até 28 de agosto em: https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/spm

As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser feitas de 1º de julho a 21 de setembro pelo link: https://forms.gle/1e5g66qRoWRnwPRp8

E-mail: proimigrante@uffs.edu.br ou dir.dpg@uffs.edu.br