VIII SEMPAT - Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador do Município de Chapecó e I Fórum de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da Macrorregião do Grande Oeste de SC

VIII SEMPAT

Quando: De 12/abril/2022, 08h00min até 13/abril/2022, 16h00min

Local: Presencial no auditório da UCEFF-Chapecó, com transmissão on-line

Público: VIII SEMPAT - Quem realiza processo notificatório de agravos em saúde do trabalhador: profissionais da atenção básica, atenção especializada, urgências e emergências, hospitais e serviços privados prestadores de serviços ao SUS; Quem fiscaliza, inspeciona, vistoria ambientes de trabalho: fiscais sanitários, Técnicos de Segurança, Engenheiros de Segurança, Médicos, Enfermeiros, estudantes e acadêmicos do ensino técnico, graduação e especialização em Saúde e Segurança do trabalho, dentre outros profissionais afins; Quem presta assistência de saúde: Profissionais da rede de saúde dos municípios da macrorregião de abrangência do CEREST Chapecó. I Fórum - Trabalhadores de todos os segmentos, profissionais de saúde, conselheiros de saúde, gestores, sindicatos, comunidade acadêmica, articuladores de consórcios regionais, etc.

Objetivo: A SEMPAT caracteriza-se por proporcionar um espaço coletivo, intersetorial e multidisciplinar para as reflexões e debates entre profissionais da saúde, entidades sindicais (laborais e patronais), instituições de ensino das diferentes áreas do conhecimento, empresas dos diversos ramos produtivos, pesquisadores e profissionais de áreas afins, relativo ao mundo do trabalho, a SEMPAT busca sensibilizar seu público para a importância de um ambiente de trabalho saudável e seguro. I Fórum tem como objetivo criar um espaço de reflexões, debate e construção coletiva de estratégias de segurança, saúde, formação e participação social do trabalhador e da trabalhadora da Macrorregião do Grande Oeste de Santa Catarina.

Programação:

Programação:
Período Matutino
8h - Credenciamento com acolhida inicial
8h30 - Abertura oficial (mesa de honra)
9h - Espaço para pronunciamento das autoridades
9h30 - Ricardo Ludwig de Souza Schmitt - Psiquiatra

Período Vespertino
13h30 - Abertura da tarde (apresentação cultural)
13h45 - Palestra com a Dra. Andrea Luiza da Silveira - Psicóloga
16h - Encerramento

Período Matutino
8h - Credenciamento
8h30 - Mesa de Abertura:
Adriana Remião Luzardo – (Enfermeira/ Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)/ Conselheira CMS/ Coordenadora CISTT - Chapecó).
Michela Pertile – (Enfermeira/ Coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalho - CEREST/ Macrorregião do Grande Oeste).
Izelda Terezinha Oro (Graduada em Pedagogia/ Técnica em Segurança do Trabalho/ Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó / Vice-presidente do CMS/ CISTT - Chapecó).
Manira Schmitz – (Auxiliar de Enfermagem. Fisioterapeuta/ Conselheira CMS/ CISTT - Chapecó e Dirigente Sindical representando os Trabalhadores do Serviço Público Municipal (SITESPM).
Cleudes Aparecida Costa – (Conselheira CMS/ CISTT - Chapecó e Sindicato da Agricultura Familiar (Sintraf) de Chapecó e Região).
Fabio Ramos Nunes Fernandes – (Enfermeiro / Conselheiro CMS/ CISTT- Chapecó e Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Chapecó e Região (Sitessch).
9h - Painel 1: ANÁLISE SITUACIONAL, PLANEJAMENTO E A REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA
Michela Pertile – (Coordenadora CEREST/ Macrorregião do Grande Oeste).
Flora Nunes Alcântara – (Acadêmica Curso de Medicina UFFS/ Projeto Observatório Digital em Gestão da Informação em Saúde).
Moderadora: Fabiane Debastiani (Enfermeira/ Membro da CISTT - Chapecó).
Relatora: Andressa Krindges (Acadêmica do 9º período do Curso de Enfermagem da UFFS).
10h30 - Painel 2: SAÚDE, SEGURANÇA, TRABALHO E AMBIENTE
Eduardo Bonfim da Silva – (Coordenador Técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisa de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT).
Izelda Teresinha Oro – (Graduada em Pedagogia/Técnica em Segurança do Trabalho/ Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó/Vice-presidente do CMS/ Membro da CISTT- Chapecó).
Moderadora: Elisônia Renk (Assistente Social/ Conselheira CMS/ Membro da CISTT Chapecó).
Relatora: Nadine Wassmuth (Acadêmica do 9º período de Psicologia da Unochapecó).

Período Vespertino
13h30 - Abertura
14h - Painel 3: O PRESENTE E O FUTURO DO TRABALHO: A REFORMA TRABALHISTA E A ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES
Rogério de Jesus Santos – (Técnico de Segurança no Trabalho; Assessor Técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho – DIESAT).
Moderadora: Patrícia Marafon (Psicóloga/Conselheira CMS/ Vice-Coordenadora da CISTT Chapecó).
Relatora: Adriana Remião Luzardo (Enfermeira/ Professora da UFFS/ Conselheira CMS/ Coordenadora CISTT/ Chapecó).
16h - Encerramento

Período de Inscrições: 22 de março a 8 de abril de 2022

VIII SEMPAT - https://forms.gle/9ZHLXSDDwC2jfzhA7
I Fórum - https://forms.gle/uJiqrCMckQABVmtv7

Haverá certificação de 16 horas.

O evento será realizado no modo presencial no Auditório UCEFF Faculdade - Endereço: R. Lauro Müller, 767 - Bairro Santa Maria – Chapecó – SC. No formato remoto com transmissão pela UFFS.

Coordenador do Evento: Michela Pertile (CEREST Chapecó) e Adriana Remião Luzardo (CISTT Chapecó).

Telefone de Contato: (49) 3321 0098

E-mail: cistt.chapeco.sc@gmail.com