Resultados de gestão marcam cerimônia de posse da Direção reeleita do Campus Realeza
Solenidade contou com a participação da comunidade acadêmica, autoridades e representantes de entidades da região sudoeste do Paraná

Publicado em: 03 de agosto de 2023 13h08min / Atualizado em: 04 de agosto de 2023 07h08min

Foi realizada, na noite desta segunda-feira (31), a solenidade de posse da equipe diretiva do Campus Realeza da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A cerimônia contou com a participação da comunidade acadêmica, autoridades, dirigentes de outras instituições de ensino superior e representantes de entidades da região sudoeste do Paraná. A Direção do Campus Realeza continuará a ser ocupada pelo professor Marcos Antonio Beal, reeleito na Consulta Prévia e Informal, feita entre os meses de maio e junho.

A assinatura do termo de posse foi realizada pelo reitor da UFFS, professor Marcelo Recktenvald, que desejou êxito à equipe diretiva formada também pelo coordenador Acadêmico, professor Ademir Roberto Freddo, reconduzido ao cargo,  e o novo coordenador Administrativo, Edson Antonio Santolin. O professor Marcos Antonio Beal está à frente da direção do Campus Realeza desde 2019.

Professor Marcos Antonio Beal e o reitor da UFFS, professor Marcelo Recktenvald, na assinatura do termo de posse (UFFS/Ariel Tavares)

Em seu discurso, o reitor da UFFS reforçou a importância da construção de diálogo para o enfrentamento das desigualdades, destacando que a relação com as pessoas precisa ser feita com qualidade e respeito. “Se for por esse caminho, não tenho dúvidas que todas aquelas disfunções que são típicas da pluralidade de pensamento e que caracterizam uma universidade não se colocarão como um entrave para os grandes desafios que a universidade pública precisa abraçar e entregar para a sociedade”, na sequência desejou que os parceiros da comunidade que compõem o Campus Realeza sejam sólidos, participem das discussões estratégicas da Universidade e sinalizem os rumos para que as pessoas vivam com mais qualidade de vida.

Também foi momento para o diretor do Campus Realeza fazer um breve balanço da gestão entre os anos de 2019 e 2023, começando pela criação dos cursos de graduação de Administração Pública e Pedagogia, em parceria com o Instituto Federal do Paraná – Campus Capanema e Barracão, a entrega das obras do almoxarifado, cercamento do campus, usina fotovoltaica e aquelas ainda a serem concluídas como a Clínica-Escola de Nutrição, o Bloco de Grandes Animais do Hospital Veterinário Universitário, a cantina e o galpão agrícola.

Beal falou ainda sobre a ampliação e consolidação dos vínculos comunitários e interinstitucionais, elogiando a atuação do Conselho Comunitário – órgão consultivo da UFFS para a promoção do diálogo e da integração com a comunidade regional – e a reativação do Diretório Central dos Estudantes e centros acadêmicos, órgãos representativos e decisórios do movimento estudantil.

Ex-coordenadora administrativa do Campus Realeza, Edinéia Paula Sartori Schmitz, foi homenageada na solenidade (UFFS/Ariel Tavares)

Ao finalizar o discurso, Beal aproveitou para reafirmar o compromisso da gestão com a carta de reivindicações feita pelo Conselho Comunitário. A carta foi entregue aos candidatos à Reitoria da UFFS durante os debates para a Consulta Prévia e Informal e também foi assinada pelo diretor do Campus Realeza. O documento apresenta demandas para a ampliação da política de acesso e permanência estudantil, o fortalecimento da pós-graduação e a criação de projetos de ensino, pesquisa, extensão, articulados com as entidades e organizações que compreendem o Sudoeste do Paraná.

Homenagem

A cerimônia de posse foi momento para homenagear a servidora Edinéia Paula Sartori Schmitz, a primeira mulher a assumir a Coordenação Administrativa do Campus Realeza. Ao deixar o cargo, a ex-coordenadora agradeceu os colegas técnico-administrativos dos setores Administrativo e Acadêmico, a equipe de servidores terceirizados, bem como a parceria formada com os integrantes da equipe diretiva ao longo de quatro anos. “Tenho a clareza de que, lá em 2019, sonhamos alto. Não conseguimos realizar tudo que planejamos, porém tenho a certeza de que fizemos o nosso melhor, com as ferramentas que possuímos. Agora, cabe à nova equipe diretiva continuar a história e que seja uma história de sucesso, que nosso campus cresça cada vez mais”, disse Edinéia.