Restaurante Universitário do Campus Realeza completa três meses de funcionamento

Publicado em: 11 de novembro de 2015 08h11min / Atualizado em: 11 de janeiro de 2017 07h01min

Alimentação diversificada e balanceada é o que está sendo ofertado no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)  Campus Realeza. Neste mês de novembro, o RU completa três meses de funcionamento. Além da estrutura ser capaz de fornecer refeições diárias, o espaço também é utilizado para as práticas de ensino do curso de Nutrição.

Destinado a atender o conjunto da comunidade acadêmica, formado por estudantes, docentes e técnicos-administrativos em educação, o RU funciona no sistema de “buffet” com variações diárias de cardápios, os quais são elaborados e supervisionados por nutricionistas, atendendo as exigências de uma dieta equilibrada e observando os padrões de qualidade e segurança alimentar.

A nutricionista responsável pelo RU, Leide Graciela Blanco explica o funcionamento. "Diariamente, são servidas em média 252 refeições, somando almoço e jantar. A refeição é balanceada, sendo utilizado pouco sal e gordura. O buffet é livre, com exceção da carne, a sobremesa e o suco, que são uma unidade por pessoa", detalha.

Os estudantes avaliam positivamente a comida fornecida pelo RU e o preço da refeição, que custa R$ 2,50 para este grupo, para os demais usuários da comunidade acadêmica, o valor é de R$ 9,75. "Acho a comida muito saborosa e variada. O cozimento da carne é bom e as verduras sempre frescas", opina a acadêmica Caroline Machado. "Hoje, gasto 80% menos em relação ao almoço, meus gastos diminuíram bastante. Gosto da comida, mas gostaria de um pouco mais de sal", comenta a acadêmica Ana Maria Cardinal.

Espaço de estudo

O Restaurante Universitário também é um aliado no desenvolvimento do estágio obrigatório em Alimentação Coletiva, do curso de Nutrição. Com carga horária de 240h, o estágio envolve a participação dos acadêmicos da 9ª e 10ª fases. "Os estágios iniciaram no mês de outubro. Os estudantes têm uma imersão em Alimentação Coletiva, podendo trazer para a prática o que foi visto na teoria", comenta a coordenadora da atividade, professora Elis Fatel.

Dentro do estágio, os estudantes trabalham com controle de qualidade, elaborando manuais de boas práticas e os procedimentos operacionais padronizados. Também é feito treinamento dos colaboradores, coleta de amostras, controle de produtos, entre outros. Com relação à educação nutricional, são disponibilizadas informações sobre os alimentos, como calorias, se possui glúten ou lactose. Os acadêmicos ainda desenvolvem pesquisas de satisfação com os usuários.

Horários de funcionamento

O RU do Campus Realeza funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 11h30min às 13h10min para almoço, e 17h30min às 19h30min para jantar.

A comunidade acadêmica pode adquirir o ticket para refeição na cantina do Bloco A. Estudantes, obrigatoriamente, devem apresentar a carteirinha no momento da entrega do ticket.

Obra

Para a construção do RU do Campus Realeza foram gastos R$ 4.812.103,95. O local possui 2.328,28 metros quadrados de área construída, sendo 1.263,07 metros quadrados para o refeitório e 563,35 metros quadrados de cozinha. O projeto arquitetônico é o mesmo encontrado nos demais campi da UFFS.

No lado externo ao refeitório, há lavatórios e banheiros para dar apoio a quem entra no edifício. O refeitório tem capacidade para 496 lugares e 24 reservados para pessoas com alguma necessidade especial. A área central abriga o buffet e, ao fundo, há mais banheiros. Na entrada e saída do local estão catracas eletrônicas que controlam o fluxo de pessoas.